Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Tempo firme favorece a colheita do café

Climatempo via Terra

A presença de uma massa de ar polar sobre a região Sul do Brasil levou ao declínio acentuado das temperaturas em toda a região. Os termômetros de muitos municípios chegaram a registrar temperaturas abaixo dos 5°C. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em General Carneiro, no sul do Paraná, a mínima registrada foi de -1,0°C. Em Irati, também no Paraná, o termômetro registrou 2,6°C e houve geada fraca. No interior catarinense, a cidade de Caçador registrou temperatura de 0,9°C. Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, o termômetro alcançou 2,5°C. Mas, até o momento não houve registros de perdas em lavouras de trigo e milho. Porém, um ou outro relato poderá surgir ao longo do dia, principalmente nas regiões de maior altitude, como na região noroeste do Rio Grande do Sul e planalto paranaense. Mesmo assim, serão extremamente pontuais e sem repercussão estadual, alerta o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

A quinta-feira deverá ser um dia de tempo aberto em grande parte do Brasil, com exceção apenas para a faixa norte da região Norte e metade norte do Mato Grosso e metade sul de Goiás, que devido à presença de algumas áreas de instabilidade poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas bastante irregulares e de baixa intensidade.

Soja

A chuva, principalmente no Mato Grosso, poderá estimular os produtores de soja a iniciar o plantio, porém como serão chuvas pontuais e não há nenhum indicativo de que nos próximos 10 dias possam cair na mesma área, o risco para o plantio é enorme, apesar de que muitos produtores já contabilizam mais de 150mm de chuvas em suas áreas, por conta das chuvas registradas em agosto. Na próxima semana as chances de que venham ocorrer novas pancadas de chuvas sobre toda a faixa central do Brasil é maior, mas novamente serão chuvas irregulares informa o agrometeorologista.

Café e cana de açúcar

No caso dos cafeicultores e canavieiros, o tempo mais firme possibilita a plena realização da colheita que entra na reta final, restante menos de 10% de todo o cafezal a ser colhido no Brasil.

Trigo e milho

O tempo aberto mantem as condições favoráveis ao desenvolvimento do trigo e do milho no Sul do Brasil, uma vez que as chuvas ocorridas nesses últimos 7 dias mantiveram os solos com bons níveis de umidade. E como há previsão de mais chuvas para esses próximos 10 dias, as condições se manterão favoráveis até o final do ciclo da cultura.

Arroz

Para os produtores de arroz da metade sul do Rio Grande do Sul, as condições ainda se manterão desfavoráveis, uma vez que mesmo com o tempo seco, as baixas temperaturas do ar impedem a rápida secagem dos solos. Com isso, as máquinas não conseguem entrar no campo para a realização tanto do preparo do solo quanto do plantio, que seguirá atrasado em relação à média histórica de plantio. A tendência é que as condições só voltem a ficar favoráveis a essa prática agrícola no início de outubro.

 
Imprimir