Imprimir

Notícias / Cidades

Turbulência em voo da Latam causa medo em passageiros durante descida em temporal

Da Redação - Wesley Santiago

Uma turbulência fez com que alguns passageiros do voo JJ 3278 da Latam, que seguia de São Paulo para Cuiabá, passassem por momentos de tensão, na última quarta-feira (26). A aeronave fazia a descida para pousar no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), no exato momento em que caia o temporal que deixou diversos estragos na capital mato-grossense. O avião teve de seguir para Goiânia (GO) e só pousou com quase quatro horas de atraso.

Leia mais:
Apesar de melhora, Aeroporto de Cuiabá volta a ser escolhido como o pior do país
 
Conforme as informações da Latam, o avião decolou do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, às 17h52 da última quarta-feira e deveria pousar às 18h43 em Cuiabá. Porém, este foi justamente o horário em que um temporal caia sobre a capital mato-grossense. As fortes turbulências impediram que o piloto conseguisse realizar o pouso em segurança.
 
Uma turbulência assustou alguns passageiros que estavam dentro da aeronave. Por questões de segurança, o piloto resolveu cancelar o procedimento de descida e sobrevoar Cuiabá durante quase 30 minutos. Como não houve melhora no tempo, decidiu-se seguir até Goiânia (GO), onde foi feito reabastecimento. O pouso aconteceu às 21h14 (horário local).
 
Depois de uma hora, a aeronave decolou novamente com destino à Cuiabá e pousou normalmente às 22h32, quase quatro horas depois do programado.
 
A reportagem do Olhar Direto conversou com um tripulante que estava a bordo da aeronave, que preferiu não se identificar. Ele ressaltou que “a turbulência foi de leve a moderada durante a aproximação. Nada que colocasse em risco a aeronave ou que provocasse uma queda. Eu falei com o comandante do voo, ele me disse que a torre passou condição de chuva moderada sobre a pista. Ele não chegou nem a arremeter a aeronave, só pediu descontinuação do procedimento”.
 
“Aguardou melhorias das condições meteorológicas, mas isso não aconteceu. Como temos um tempo de espera, de acordo com a quantidade de combustível que tem na aeronave, ele decidiu alternar para Goiânia, onde fez o reabastecimento e depois retornou para a capital mato-grossense”, acrescentou o tripulante.
 
Por fim, ele disse que no final o pouso aconteceu normalmente: “Quando voltou, ainda estava chovendo. Mas ele tinha mais combustível e pôde aguardar. Com o auxílio dos instrumentos, pôde efetuar os desvios necessários, passamos por uma área de instabilidade, mas nada que colocasse em risco a aeronave. Para quem não é acostumado, claro que pode dar certo medo, mas não houve risco de queda. Se houvesse, a torre já teria fechado o aeroporto”, finalizou.

Temporal

A chuva que caiu na noite de quarta-feira, 26, em Cuiabá e Várzea Grande inundou diversos bairros e as principais avenidas da capital, como a Avenida Fernando Côrrea, CPA e Prainha. Carros chegaram a ser cobertos e arrastados pela água na região do Porto com crianças dentro. As cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para diversos atendimentos.

Latam

A LATAM Airlines Brasil informa que, em virtude do fechamento do aeroporto de Cuiabá devido a condições meteorológicas adversas na região na noite de ontem (26), o voo JJ3278 (São Paulo/Congonhas - Cuiabá), alternou para Goiânia, pousando normalmente às 21h14 (horário de Brasília). 
 
A aeronave foi abastecida e, após a reabertura do terminal de Cuiabá, seguiu viagem às 22h24*, chegando ao destino final às 23h28*.
 
A companhia esclarece que não tem registro de turbulências no voo ou qualquer outra ocorrência a bordo. 
 
A empresa reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.
Imprimir