Imprimir

Notícias / Cidades

Bombeiros do Futuro inicia 6ª edição

Da Assessoria - Corpo de Bombeiros/MT

Mais 250 crianças entre 11 e 16 anos agregam, a partir desta terça-feira (11), o projeto social 'Bombeiros do Futuro'. O grupo que será dividido em cinco pelotões de 50 crianças cada compõem a 6ª edição do projeto. A aula inaugural foi nesta terça-feira no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida do CPA, em Cuiabá. Esta será a segunda turma de 2009.

Nesta edição os cinco pelotões estão no 1º Batalhão dos Bombeiros Militar no bairro Verdão, em Cuiabá; na Associação Recreativa dos Bombeiros Militar, no bairro Coophamil,também na Capital; na Escola Estadual Emanuel Pinheiro, no bairro da Manga, em Várzea Grande; no Conselho Comunitário de Segurança do bairro CPA 2, em Cuiabá, e outro na Escola Estadual cel. Rafael de Siqueira, no município de Chapada dos Guimarães.

O ‘Bombeiros do Futuro’ é o primeiro projeto social implantado na cidade de Chapada dos Guimarães. O estudante João da Costa Vazan, de 15 anos, não vê a hora de iniciar as aulas do projeto. “Fiquei sabendo do projeto pela minha escola e me interessei, por tudo que oferece, e mais ainda pelos momentos interativos, como a subida ao Morro de Santo Antônio”, disse João, que faz parte do 4º pelotão, do município de Chapada dos Guimarães.

Atualmente o projeto social Bombeiros do Futuro está presente em oito municípios do Estado: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Nova Mutum, Campo Verde e Primavera do Leste.

Segundo o coordenador do projeto, major BM Paulo Wolkmer, desde que foi implantado há três anos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Bombeiros do Futuro já alcançou mais de três mil crianças e adolescentes com informações e noções importantes para sua formação cívica.

Pelo projeto as crianças e jovens aprendem noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, nós e amarrações, sexualidade, higiene bucal, consumo racional de energia elétrica, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas.

Além das disciplinas, o projeto tem atividades interativas e aulas de campo, com a tradicional subida ao Morro de Santo Antônio, onde as turmas têm aulas sobre a história e a geografia de Mato Grosso, ciências biológicas e matemáticas.

Representando o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Arilton Azevedo Ferreira, o comandante do Bombeiros Militar Metropolitano de Mato Grosso, coronel BM Carlos Alexandre Rodrigues acredita que o projeto social 'Bombeiros do Futuro' significa credibilidade da corporação perante a sociedade. “O Corpo de Bombeiros disponibiliza os quartéis, o efetivo, dá apoio nas caminhadas, envolvendo toda instituição, em especial a área metropolitana. Para nós é muito importante trabalhar com esse jovens as noções de civismo”, falou.

A formatura da 6ª edição do projeto 'Bombeiros do Futuro' será no dia 2 de dezembro, com desfile cívico e entrega dos certificados de conclusão de curso.

BOMBEIROS DO FUTURO –
Os alunos que participam do projeto social 'Bombeiros do Futuro' têm aulas semanais, sempre aos sábados, das 8h ao meio-dia. A carga horária é de 70 horas/aula.

O projeto encabeça a lista de vários projetos sociais desenvolvidos no Estado que receberão recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), no qual Mato Grosso ingressou recentemente.
Imprimir