Imprimir

Notícias / Política MT

Ex-secretário Fábio Galindo pede exoneração do MP e anuncia que deixará o Brasil

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

O promotor de justiça e ex-secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso Fabio Galindo Silvestre anunciou nesta segunda-feira (24) que deixará suas atividades no Brasil para se dedicar aos estudos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Leia mais:
Motoristas vão aderir à greve geral e coletivos devem parar na próxima sexta-feira


Em nota publicada em sua rede social Instagram, Fábio Galindo anunciou que pediu exoneração do MP para “alçar novos voos” e aproveitou a postagem para narrar sua carreira no órgão ministerial. Em maio do ano passado, Galindo iniciou atividades no Conselho Nacional do MP, em Brasília. “Mas confesso que em 1 ano não me encontrei”.

Sobrinho do ex-prefeito de Cuiabá Chico Galindo (PTB), Fábio Galindo foi coordenador do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), responsável pelas investigações da “Operação Sodoma”, que prendeu o ex-governador do Estado Silval Barbosa. Em dezembro de 2015, assumiu a turbulenta Secretaria de Segurança do Estado, no lugar de Mauro Zaque.

Na função, defendeu a cooperação da população com as forças de atuação na segurança pública. “A Constituição da República determina, em seu artigo 144, que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Então, torna-se indispensável que o cidadão nos ajude, no cotidiano”, afirmou o então secretário, em fevereiro de 2016.

Promotor de Justiça mais jovem da história do Brasil, aprovado quando tinha apenas 22 anos, Fábio Galindo é perito em serviços de inteligência e especialista em Inteligência de Estado e de Segurança Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Imprimir