Imprimir

Notícias / Política MT

Deputado identificado em vídeo recebendo propina estava articulando vaga no TCE

Da Redação - Lucas Bólico e Ronaldo Pacheco

Reportagem do MTTV 1ª Edição, da TV Centro América (Globo), nesta sexta-feira (25), revelou a presença do deputado estadual José Domingos Fraga Filho (PSD), contando dinheiro e colocando em uma caixa de papelão, defronte o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP). Ele não tinha aparecido claramente e nem havia sido citado na reportagem do Jornal Nacional (Globo), na noite de quinta-feira (25). Fraga vinha em franca articulação para conseguir uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE)>
 
O trecho completo divulgado hoje pelo MTTV mostra que Zé Domingos teria ficado com a caixa rechada de dinheiro, que segundo a delação de Silval Barbosa, seria propina. A delação  do ex-governador foi homologada no último dia 9 pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais:
- Selma lamenta 'vergonha' de MT no Jornal Nacional e garante: 'Sodoma não terá fim tão cedo'

José Domingos Fraga negou tudo, via assessoria,  e não se reconhece na imagem veiculada. Ele  respondeu que irá se defender no foro e momento adequados, no processo em tela.


 
TCE 

Nos últimos meses, no âmbito do Edifício Dante Martins de Oliveira, Zé Domingos tem sido o nome mais forte do Poder Legislativo para ocupar cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE), na vaga aberta desde de 2014 com a renúncia do ex-conselheiro e ex-deputado Humberto Bosaipo.

Na reportagem do MTTV 1ª Edição, aparentemente em novo ângulo, Fraga Filho é filmado de frente para o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), provavelmente no gabinete do então secretário Silvio Correa, chefe de Gabinete do Governador, no Palácio Paiaguás, contando dinheiro e o colocando calmamente em caixa de papelão. Na seqüência, Zé Domingos coloca a caixa sob o braço.
 
Desta forma, Fraga Filho se torna o sexto parlamentar da legislatura anterior a a aparecer nos vídeos feitos por Sílvio César Corrêa, a mando de Barbosa. Silvio e Silval são delator delatores da PGR.
 
Dotonados pelo Jornal Nacional, aparecem claramente nas imagens os atuais prefeitos Emanuel Pinheiro (PMDB), de Cuiabá, e Luciane Bezerra (PSB), de Juara, além dos ex-deputados Hermínio Barreto (PR) e Alexandre César (PT). As imagens mostram Emanuel colocando maços de notas de R$ 100 nos bolsos. E, em dado momento, Pinheiro  diz o nome de Sílvio e deixa cair no chão um dos maços, agachando-se de imediato e recolhendo o dinheiro, no bolso do blazer.
 
Luciene Bezerra coloca os maços de dinheiro dentro de uma bolsa.  O seu marido, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB),  afirmou ser o pagametno de uma dívida de silval.
 
Hermínio Jota Barreto guarda os valores em uma pasta, enquanto Alexandre César usa uma mochila.  A delação de Silval Barbosa cita também os senadores Wellington Fagundes (PR), Cidinho Santos (PR) e  Blairo Maggi (PP), licenciado para ocupar o Ministério da Agricultura e Abastecimento.
Imprimir