Imprimir

Notícias / Cidades

Veja lista de crimes investigados na ‘Operação Malebolge’; ministro, prefeito, senador e deputados são alvos

Da Redação - Wesley Santiago

A ‘Operação Malebolge’, deflagrada na manhã de quinta-feira (14), tem como objetivo apurar a prática de pelo menos seis crimes que teriam sido praticados pelos investigados, nesta que é 12ª fase da ‘Operação Ararath’. Entre os alvos de mandados de busca e apreensão estão o ministro Blairo Maggi (PP), prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (PMDB), diversos deputados estaduais e empresários.

Leia mais:
Gabinetes de deputados, casa de Emanuel Pinheiro e ministro são alvos em Operação da PF
 
O inquérito judicial investiga prática de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, crimes contra a ordem tributária. Além disto, ainda apura a prática de obstrução de investigação criminal, que consistiu em pagar colaborador para mudar versão de depoimentos e pagar investigado para não celebrar acordo de colaboração.
 
Dentre os investigados estão o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), deputados estaduais, empresários e conselheiros do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT), sendo que cinco destes últimos (José Carlos Novelli, Waldir Júlio Teis, Antônio Joaquim Moraes Rodrigues Neto, Walter Albano da Silva e Sérgio Ricardo de Almeida) foram afastados de suas funções.

Além disto, o senador José Aparecido dos Santos, o Cidinho, também foi alvo da operação desta quinta-feira. Policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão em seu apartamento, localizado no Edifício Paul Cezanne, em Cuiabá.
 
Ao todo, são 65 endereços que tiveram mandados de busca e apreensão expedidos, entre endereços pessoais e profissionais de investigados no inquérito relativo à Operação Ararath. O cumprimento dos mandados pela Polícia Federal foi acompanhado por 16 membros do Ministério Público Federal.
 
O esquema foi descoberto no curso das investigações da Operação Ararath, a partir da apreensão de diversos documentos e depoimentos prestados por colaboradores, entre os quais está o ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa. A organização criminosa instalou-se no alto escalão do estado de Mato Grosso e funcionou especialmente entre 2006 e 2014.
 
Malebolge
 
Os mandados cumpridos nesta quinta-feira fazem parte da Operação Malebolge – o oitavo círculo do Inferno de Dante – e destinam-se a reforçar conjunto probatório acerca de pagamento de propina a membros do Poder Legislativo Estadual (“mensalinho”), com o objetivo de que sustentassem a governabilidade do Executivo, aprovando projetos do então governador Silval Barbosa ou se abstendo de investigar membros da cúpula do governo estadual. Membros do TCE-MT investigados condicionaram a continuidade de obras para a Copa do Mundo ao pagamento de R$ 53 milhões a ser dividido entre eles. As buscas também visam apurar outros fatos acerca do pagamento de propina referente ao programa MT Integrado, que consistia em um conjunto de obras estruturais orçadas em mais de R$ 1,5 bilhão.
 
Veja lista dos crimes investigados:
 
Corrupção
Lavagem de dinheiro
Organização criminosa
Gestão fraudulenta de instituição financeira
Crimes contra a ordem tributária
Obstrução de investigação criminal


Atualizada às 10h04.
Imprimir