Imprimir

Notícias / Esportes

Sargento da PM de Mato Grosso atua como árbitro no jogo entre Vitória e Flamengo

Da Redação - Vinicius Mendes

O sargento Marcelo Alves dos Santos, de 42 anos, da Corregedoria da Polícia Militar de Mato Grosso é um dos seis árbitros que atuarão no jogo entre Vitória e Flamengo, neste sábado às 19h (horário de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro da série A. O jogo acontecerá no estádio Barradão, em Salvador (BA). A equipe completa de árbitros para este jogo é composta por mato-grossenses.

Leia mais:
Mestre em taekwondo e único árbitro internacional de MT abre academia e ganha a vida como motorista de Uber
 
“Estarei cumprindo minha função de árbitro adicional, que é de auxiliar o árbitro na grande área, durante o jogo, ou seja, estarei colaborando para o cumprimento das regras de jogo, como faltas, pênaltis, escanteios”, explicou o assistente.
 
A tarefa não é difícil para quem atua como árbitro desde 2014 e pela oitava vez num jogo desse porte. Na carreira, Marcelo dos Santos tem 105 jogos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em Campeonatos Brasileiros. Já atuou como árbitro central na série B e como 4º árbitro em outros jogos.

Mas como explicar um sargento da polícia militar nessa função? “Paixão pelo futebol. Tenho o sargento Edilson Ramos da Mata, hoje reformado e árbitro aposentado como inspiração. Além disso, sempre fui ruim de bola, mas queria um meio de estar em campo. Então percebi que como árbitro seria um caminho, tanto que gostei e já estou há 14 anos na função”, revelou com alegria o militar.
 
Entre os sonhos do sargento/árbitro está o de apitar um jogo da série A. Para isso aguarda a oportunidade. Os requisitos ele já conquistou, foi aprovado nos testes físicos e teórico. “Só falta ser escolhido”, pontuou ele.
 
Se depender de inspiração ele vai longe. O colega Edilson continua no circuito, mesmo aposentado. Atua como analista de desempenho, ou seja, analisando o trabalho dos árbitros.
 
Já no que depender de fazer sucessor, será mais complicado. Dos três filhos, nenhum se interessa por jogos, são mais ligados à área tecnológica. “O número 2 (do meio) ainda demonstra gostar, mas os outros não”, brincou Marcelo.
 
O sexteto do jogo Vitória e Flamengo conta com Wagner Reway como árbitro central, Fábio Rubinho e Marcelo Grando como assistentes 1 e 2, Rafael Odílio e Marcelo Santos como adicional 1 e 2 e quarto árbitro, Renan Angelim, todos mato-grossenses.
 
Horas vagas
 
Os treinamentos acontecem nas horas de folga. Marcelo dos Santos atua na corregedoria da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Portanto, levar a sério a profissão de árbitro não prejudica sua função no serviço militar. Os jogos também acontecem nos finais de semana, e ele consegue conciliar com as folgas.
Imprimir