Imprimir

Notícias / Cidades

Dois são presos e mulher é conduzida em operação contra membros de facções; veja vídeo

Da Redação - Fabiana Mendes

A operação "Panóptico Integrada - Fase 2", deflagrada na manhã desta terça-feira (24), pela Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, já prendeu dois membros de facção criminosa e conduziu uma mulher à sede da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). Foram presos Caio Afonso Aparecido da Silva Soares, de 22 anos, e Marcos da Silva Marques, de 37 anos, e a jovem de 26 anos, M.E.P.S., por ter um mandado de prisão em aberto. 

Leia mais: 
Após dois ataques, polícia cumpre 13 mandados contra membros de facções criminosas

A operação tem como objetivo cumprir 13 mandados de busca e apreensão, em continuidade ao trabalho de repressão a facções criminosas. As ordens, expedidas pela Vara do Crime Organizado (7ª Vara). As ordens judiciais são cumpridas em endereços residenciais nos bairros CPA (setores I, II, III e IV), Jardim Umuarama, Jardim Brasil, Altos da Serra, Jardim Florianópolis e Jardim Milênio, todos localizados em Cuiabá. 
 
“Nós identificamos dois indivíduos faccionados, que foram conduzidos ao GCCO, e autuados em flagrantes. Desde início deste ano, já cumprimos 54 mandados de prisão relacionados a membros de facção. Seja por salve, ou por integrar a facção”, afirmou o delegado do GCCO, Diogo Santana Souza, durante coletiva de imprensa na Secretaria do Estado e Segurança Pública (Sesp), na manhã de hoje.
 
O delegado da Polícia Federal em Mato Grosso Ricardo Luiz disse que além do foco no combate à corrupção, há também um grande interesse no combate às facções criminosas. “Estamos iniciando este trabalho em conjunto com as forças de polícias estaduais, existe um acordo que está sendo estabelecido, para trabalharmos inclusive de maneira formal. Haverá uma equipe trabalhando com este foco”, contou.
 
A operação de caráter preventivo objetiva coletar dados sobre a facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios, na prática de diversos crimes como tráfico de drogas, atentados a membros e órgãos públicos, crimes patrimoniais (roubos e furtos em residências, comércios e veículos), homicídios, explosão de caixas eletrônicos e outros. 

"Estamos potencializando  nossas forças operacionais, incluindo todo o sistema de segurança pública estadual, sistema penitenciário, o Ministério Público, o Poder Judiciário, e agora a Polícia Federal,  para trabalhos conjuntos em resposta as ações da criminalidade organizada", afirmou o secretário de Segurança Pública, Gustavo Francisco Garcia.

Panóptico - significa construção, cuja estrutura faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. O termo foi utilizado pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthan em 1785, para designar um modelo de penitenciária ideal.

Ataques

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) encontrou um projétil na parede da Companhia de Policia Militar da Base Comunitária do bairro Lixeira, em Cuiabá, atacada na manhã desta segunda-feira (23) por um criminoso armado, que efetuou cerca de cinco disparos em direção ao local.  Este é o segundo ataque contra as forças de Segurança Pública em menos de uma semana.

A informação foi confirmada ao Olhar Direto pela Polícia Militar. Segundo as informações, o projétil é de calibre .380 e estava no fim de um muro, que fica na entrada da base. Com isto, fica confirmado que a base era alvo do criminoso, que fugiu logo depois de efetuar os disparos de arma de fogo.

Na última quarta-feira (18), supostos integrantes do Comando Vermelho (CV) explodiram o muro da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), durante a madrugada.  Dois suspeitos em uma motocicleta teriam sido os responsáveis e pixaram a marca da facção criminosa no muro. Havia servidoras das policiais Civil e Militar no local, mas ninguém se feriu.
 
Sobre este fato, a assessoria da pasta explica que "o sistema de segurança pública trabalha 24 horas por dia no combate ao crime, por meio de ações ostensiva e repressivas junto as Forças de Segurança (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec). Lembra ainda a última ocorrência que com menos de 24 horas foi identificado o suspeito de ter feito explosão no muro da secretaria".
 
Veja vídeo da operação: 

 
Imprimir