Imprimir

Notícias / Cidades

Operação cumpre mandados contra Marcelo VIP, traficante e servidor por fraude para diminuir pena

Da Redação - Lucas Bólico

Operação policial comandada pelo GCCO cumpre mandados contra o promotor de eventos Marcelo Rocha, conhecido nacionalmente como “Marcelo Vip”, e contra Márcio da Silva Batista, traficante de drogas com atuação no Rio de Janeiro conhecido como "Porquinho". Ambos teriam fraudado informações com o auxílio de Pitágoras Pinto de Arruda, servidor público da Vara de Execuções Penais, para conseguir remissão de pena. Marcelo é morador de Cuiabá e conhecido por realizar shows de rock na capital. 

A investigação é coordenada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado e teve  a cooperação da Subsecretaria de Inteligência do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Leia também:
Dois são presos e mulher é conduzida em operação contra membros de facções; veja vídeo
 
De acordo com as informações levantadas na investigações, o traficante e o promotor de eventos teriam conseguido diminuir pelo menos um ano de pena com informações falsas. Os mandados também são cumpridos em empresas, que teriam passado informações falsas ao Poder Judiciário.
 
A operação foi destaque no Bom Dia Brasil, principal jornal matutino da Rede Globo. “Marcelo Vip” ficou conhecido nacionalmente como maior golpista do país. Ele chegou a conceder entrevista a Amaury Junior se passando por filho do dono da Gol Linhas Aéreas. A história de Marcelo foi aos cinemas. Na Netflix é possível encontrar dois dois filmes sobre a história do promoter, sendo um documentário e uma obra de ficção inspirada livremente em Marcelo, com Wagner Moura como protagonista.


Marcelo Rocha deu entrevista a Amaury Junior se passando pelo filho da Gol Linhas Aéreas. Sua história virou documentário e filme protagonizado por Wagner Moura. 

A operação “Regressus” (retornar ao sistema) cumpre três mandados de prisão preventiva e 19 ordens de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Rio de Janeiro. Os alvos com prisões expedidas pela Vara do Crime Organizado (7ª Vara) são dois criminosos, ex-presidiários notoriamente conhecidos, com vasta condenação penal, que teriam por meios fraudulentos progredidos de regime. O terceiro é um ex-assessor da 2ª Vara Criminal de Cuiabá – Vara de Execuções Penais.

A investigação é sedimentada em três inquéritos instaurados na Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que apuram fraudes processuais para obtenção de progressão de regime, peculato  e também lavagem de capitais de reeducandos que progrediram usando documentos falsos.


Conhecido nacionalmente, Marcelo já concedeu entrevista ao The Noite, programa do SBT apresentado por Danilo Gentili. 
 
Imprimir