Imprimir

Notícias / Política MT

Greve frusta arrecadação em até 30% e obriga "cortes" no Estado; salário previsto para dia 10

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, declarou que a folha salarial do mês de maio continua programada para ser quitada no dia 10 de junho e anunciou que novas medidas serão tomadas pelo governador para enxugar mais o estado, que terá queda na receita após os prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros, que nesta quarta-feira (30) chegou ao 10° dia.

Leia também
Taques garante aumento de efetivo nas ruas e apoio da Sesp ao Exército e PRF


“Não vamos trabalhar ainda com futurologia. Vamos aguardar, estamos no dia 30. Temos ainda 10 dias, vamos ter o feriado agora e teremos a semana que vem. Vamos esperar o comportamento da receita. Nós esperamos que as coisas se normalizem na semana que vem, mas a tendência é que teremos uma queda de receita. Não dá para prever absolutamente nada, mas o pagamento está programado para o dia 10”, disse o titular da Sefaz após reunião do Comitê de Crise com empresários de vários setores.

Ainda conforme Gallo, o Estado estima que haverá no próximo mês uma frustração de aproximadamente 30% daquilo que deveria arrecadar. “Está frustrando em torno de 20% a 30% daquilo que era estimado para arrecadar no dia. Agora vamos esperar se isso vai efetivamente se comportar nos próximos dias”, avaliou.

Por fim, o secretário revelou que na próxima semana o governador Pedro Taques (PSDB) irá lançar um pacote de medidas em relação à administração para cortar mais custos, além de apresentar o projeto de reforma tributária que simplificará a vida do cidadão.

“Não posso revelar ainda, mas é enxugamento da estrutura. É o esforço do governo para se conectar com aquilo que o cidadão quer. Um estado que seja mais eficiente e que gaste menos. Já fizemos muito. Já cortamos em três anos R$ 1 bilhão e vamos fazer mais esforço para que esta conta diminua ainda mais”, finalizou.

O Comitê de Crise criado pelo governador Pedro Taques na semana passada segue se reunindo com empresários e sindicalistas de vários setores para debaterem idéias que ajudem a contornar a crise que vem sendo causada com a paralisação dos caminhoneiros.

O governador Pedro Taques também garantiu que as novas medidas serão definidas durante o feriado de Corpus Christi e o final de semana. Elas devem ser anunciadas já na segunda-feira (4).

“Todos os dias desde que assumi nossa função principal é gastar o quanto arrecada. E para isso nós tivemos que diminuir o tamanho da máquina e estamos pensando em diminuir mais. Decidiremos isso no fim de semana. Não quero anunciar nada agora, nem criar expectativa. Precisamos todos os dias imaginar de que forma como diminuir o tamanho do estado”, afirmou.
Imprimir