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Aeroporto de Cuiabá ganhará nova pista de pouso e decolagem; saiba detalhes

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), ganhará nova pista de pouso e decolagem. Os investimentos devem começar ano que vem, quando – de acordo com o planejamento do governo do Estado – uma empresa deverá começar a gerir o terminal, que faz parte do bloco de aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada.

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Conforme o projetado, a nova pista de pouso e decolagem será feita paralela à atual e terá 2.300m de comprimento por 45m de largura. Além disto, serão implantadas áreas de segurança (chamadas de RESA), nas duas cabeceiras. Com isto, a pista atual se transformará em uma taxiway.
 
Uma taxiway é utilizada para deslocamento em solo e/ou manobra de aeronaves, tendo como principal função oferecer ligações entre posições de estacionamento e pistas de pouso e decolagem. É fácil perceber uma: elas são sinalizadas, com linhas amarelas - traço único e contínuo demarca a linha central da trajetória, enquanto traços duplos paralelos definem as bordas da pista de taxi. À noite ou durante os dias de baixa visibilidade, é possível identificá-las ainda mais facilmente, pois suas bordas são balizadas com luzes azuis, distinguindo-as das luzes de uma pista de pouso e decolagem que são brancas, amarelas e vermelhas.
 
“Em Cuiabá, será necessária uma nova pista, pois a atual está muito próxima do terminal de passageiros. Há muito a ser feito para que tenhamos um aeródromo de padrão internacional aqui. Este pacote de concessão trará frutos para Cuiabá e todo o Estado de Mato Grosso”, comentou o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte. A expectativa é que os contratos possam ser assinados no início do ano de 2019.
 
Ainda neste mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizará quatro audiências públicas presenciais para a quinta rodada de concessões de aeroportos nacionais, referente aos blocos de aeroportos das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. As novas concessões à iniciativa privada terão prazo de duração de 30 anos.
 
Mato Grosso será o único estado brasileiro a ter um bloco de aeroportos para concessão. A previsão é que os cinco aeroportos sejam leiloados até o final deste ano, e recebam investimentos de cerca de R$ 800 milhões.
 
O próximo passo é a abertura de consulta pública para o recebimento de contribuições ao edital de concessão. A última etapa é a realização do leilão. Além de Cuiabá, também estão no pacote de concessões: Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Sinop.
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