Imprimir

Notícias / Política MT

Mauro e Jayme apresentam pré-candidatura a governo e Senado ao diretório nacional do DEM

Da Redação - Wesley Santiago

Os pré-candidatos Mauro Mendes e Jayme Campos estiveram em Brasília (DF), na última terça-feira (26), para se apresentar ao diretório nacional do Democratas (DEM) como os postulantes aos cargos de governador e senador, respectivamente. Na pauta, estavam as eleições deste ano.

Leia mais:
PDT confirma Pivetta como vice de Mauro Mendes e repete chapa de 2010
 
A ‘comitiva’ mato-grossense - recebida pelo pré-candidato a presidente e comandante do Democratas, Rodrigo Maia – foi composta por nomes como: Jayme Campos, Mauro Mendes e o deputado federal Fábio Garcia. Também estava presente no local o prefeito de Salvador (BA), ACM Neto.
 
A visita ao diretório nacional funciona como um ‘pedido de benção’ e também tem como objetivo alinhar o montante que cada campanha deverá receber do Fundo Partidário, que é uma verba pública destinada à manutenção das legendas, para as campanhas eleitorais, aprovada no ano passado.
 
A decisão dos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi unânime. Eles responderam que o uso é permitido e consideraram a iminuição do financiamento das campanhas causada pela proibição das doações por parte de empresas, em 2015. Neste ano, são R$ 888,7 milhões reservados para o Fundo Partidário e outros R$ 1,7 bilhão para o Fundo Eleitoral. Ambos são distribuídos entre as legendas de forma proporcional à bancada dos partidos no Congresso.
 
Mauro Mendes, que pregou cautela com sua possível candidatura durante algum tempo, enfim parece entrar no ritmo de campanha. Nas últimas semanas, ele iniciou uma série de viagens ao interior do Estado, na companhia de Jayme Campos. Além disto, tem trocado farpas com o governador Pedro Taques (PSDB), considerado um dos principais concorrentes na disputa pelo cargo maior do Estado.
 
Há duas semanas, o Olhar Direto divulgou em primeira mão o anúncio do Democratas sobre a construção da pré-candidatura de Mendes ao Governo e de Jayme Campos (DEM) ao Senado.
 
Mendes sustenta que o DEM já identificou que tem viabilidade eleitoral, mas ainda precisa viabilizar a candidatura do ponto de vista econômico, com financiamento, e político, com as alianças que garantam bom tempo de televisão. Zeca Viana, por sua vez, chegou a dizer que, caso necessário, vai tirar dinheiro do próprio bolso para viabilizar a candidatura de Mauro Mendes.
Imprimir