Imprimir

Notícias / Política MT

PSL é o partido com o maior número de candidatos e apenas 31% são mulheres; veja dados

Da Redação - Wesley Santiago

Os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o PSL é o partido com o maior número de candidatos em Mato Grosso nas eleições deste ano. Dos 527 (incluindo os suplentes), 42 são da sigla. As estatísticas também mostram que apenas 31% de todos os postulantes a um dos cargos públicos são mulheres.

Leia mais:
Ouça e veja os jingles dos candidatos a governador em Mato Grosso
 
Conforme os dados da Justiça Eleitoral, os dez partidos com o maior número de candidatos são: PSL (42); PV (41); PSDB (40); Rede (26); PPS (24); MDB (24); Solidariedade (22); PSOL (21); PSB (19) e PP (18). Na última colocação, com o menor número de concorrentes, está o MDB, com apenas um.
 
Além disto, os dados também mostram que 69,1% dos candidatos são do sexo masculino, enquanto que apenas 30,9% são do feminino. Dos concorrentes, 58,6% são casados. Na sequência, aparecem 27,5% de solteiros e 11,8% de divorciados. A maioria dos postulantes aos cargos tem entre 40 e 44 anos (19,35%).
 
O primeiro turno das Eleições 2018 acontece no dia 07 de outubro. Na ocasião, são escolhidos os deputados estaduais e federais de cada unidade da federação, assim como os senadores. O segundo turno, que acontece somente para a vaga de governador, caso o primeiro colocado não ultrapasse os 50% dos votos válidos, está marcado para o dia 28 de outubro.
 
Devem votar brasileiros, natos ou naturalizados, dos 18 aos 69 anos. O voto é facultativo para quem tem 16, 17 ou mais de 70 anos. A partir do dia 16 de agosto, passa ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.
Imprimir