Imprimir

Notícias / Política MT

Nilson Leitão atribui alta rejeição de Taques em Sinop a “falta de comunicação”

Da Reportagem Local - Érika Oliveira/Da Redação - Lucas Bólico

O ex-prefeito de Sinop e candidato a senador Nilson Leitão (PSDB) avaliou que a rejeição enfrentada pelo governador Pedro Taques (PSDB) no município é fruto de problemas na comunicação que impedem o eleitor de conhecer ações do Governo Estadual. Pesquisa Real Dados/GC divulgada no domingo (16) revela que o chefe do Executivo está em terceiro lugar na disputa no município e soma rejeição de 56,6% do eleitorado.

Leia também:
Pesquisa aponta Pedro Taques fora do segundo turno e com maior rejeição
 
“Está faltando chegar comunicação. Não fizemos a campanha como deveríamos, na nossa casa, nossa terra. Fizemos uma primeira caminhada no sábado e a partir de agora nós vamos nos intensificar a campanha no norte do estado, até porque queremos muita atenção no restante do estado, vamos intensificar”, sustentou Leitão.
 
“E é claro que obviamente começar a mostrar o que tem feito lá do governo do estado, que a maioria da população não sabe. Houve uma fase, uma campanha contraria ao governo há muito tempo. Há dois anos veio uma campanha muito forte. As regiões que conseguiram ter uma campanha melhor, chegaram lá os benefícios”, completou.
 
Bem cotado no município, Leitão vê com normalidade estar bem posicionado em seu município de origem, independentemente até de filiação partidária. Essa posição, acredita, pode colocá-lo na condição de cabo eleitoral de Pedro Taques em Sinop.
 
“Qualquer candidato da casa acaba sobressaindo em qualquer pesquisa. Então isso acaba acontecendo com qualquer pessoa na cidade de seu domicilio eleitoral. O eleitor pensa naquilo: é minha casa, esse é meu, não olha partido, não olha nada. A partir de agora você começa a fazer um trabalho para poder demonstrar. Você acaba se tornando o cabo eleitoral dos candidatos da majoritária. O papel começa a acontecer a partir de agora, com mais força. Porque a campanha eleitoral começou agora. Começou a partir do período de televisão e rádio. Agora começa de fato ir pra rua. Campanha totalmente diferente de todas que eu já fiz. Isso também lá no Nortão vai acontecer”.
 
A pesquisa
 
Encomendada pelo site GC, a Pesquisa da Real Dados, divulgada neste domingo (16), mostra que em Sinop Taques ocupa o terceiro lugar nas intenções de voto, perdendo para Mauro Mendes (DEM), e Wellington Fagundes (PR). Na categoria estimulada, o democrata lidera com 25,4%, Fagundes aparece com 21%, Taques com 9%, Arthur Nogueira (Rede) 2% e Moises Franz (PSOL) 0,8%. Indecisos são 23,4%; nulos 13%.
 
Rejeição

Conforme a pesquisa, Taques detém rejeição de 56,6% em Sinop. Fagundes tem 6%, Mendes 4%, Arthur Nogueira 3,6% e Moisés Franz 0,8%. Os indecisos quanto à rejeição são 22% dos entrevistados e 7% não responderam.
 
A pesquisa

O levantamento realizado pela Real Dados foi contrato pelo Site GC Notícias e está registrado no TSE com o número MT-07720/2018. Foram realizadas 500 entrevistas, em um grupo amostral que traduz a composição do eleitorado de Sinop, levando em consideração o percentual de homens, mulheres, bem como a faixa etária e o nível de escolaridade. O levantamento de campo ocorreu entre os dias 6 e 11 de setembro. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 4%, para mais ou para menos.
Imprimir