Imprimir

Notícias / Política MT

Vox Populi indica chance de Mauro Mendes vencer no primeiro turno; veja números

Da Redação

Pesquisa Vox Populi encomendada pelo site Folhamax mostra chances reais do candidato Mauro Mendes (DEM) vencer a eleição em primeiro turno, levando-se em conta os votos válidos. Confira abaixo a íntegra da reportagem publicada por Folhamax:
 
Vox Populi/FOLHAMAX mostra Mauro com 20% sobre adversários; vantagem dá vitória no 1º turno em MT
Cláudio Moraes
 
Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, em Mato Grosso, sinaliza que o ex-prefeito Mauro Mendes (PSB) deverá ser eleito governador de Mato Grosso no primeiro turno no próximo dia 07 de outubro. Encomendada com exclusividade pelo FOLHAMAX, os números mostram o democrata com percentual, em todos cenários e simulações, acima da soma de todos outros quatro adversários.
 
Na modalidade estimulada, Mauro Mendes possui 35% das intenções de voto e até 22% de vantagem sobre os dois principais adversários. No segundo lugar, estão empatados tecnicamente o governador Pedro Taques (PSDB) e o senador Wellington Fagundes (PR), respectivamente, com 15% e 13%.

 
O policial rodoviário federal Arthur Nogueira (Rede) tem 1% e o servidor público Moisés  Franz (PSOL) ficou com 0%. Ninguém, branco e nulo representaram 16%. Os indecisos são 19% a 13 dias do pleito.
 
Para efeitos de uma definição em primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral leva em conta somente os votos válidos, sendo que o vitorioso precisa da metade mais um. Neste caso, Mauro tem 55%, Pedro Taques 23%, Wellington 20%, Arthur Nogueira 2% e Moisés Franz 0%.

 
Na amostra espontânea, Mauro tem 26%. Já Pedro Taques e Wellington Fagundes repetem o empate técnico, sendo que o tucano tem 11% e o republicano 10%.
 
Outros citados tiveram 1% e os votos em branco, nulo e ninguém foram 14%. Não responderam 38%.
 
A pesquisa foi realizada pelo instituto entre os dias 19 e 22 deste mês com mil eleitores de várias cidades do Estado. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos com intervalo de confiança de 95%.
 
Está registrada na Justiça Eleitoral com os números BR-00793/2018 e MT-01234/2018.

CHANCE DE VOTO
 
Vox Populi também mediu a rejeição e, consequentemente, a chance de votos dos eleitores de todos candidatos ao palácio Paiaguás. Segundo a amostra, 42% votarão com certeza em Mauro Mendes; 22% em Wellington; 15% em Pedro Taques; 11% em Arhtur Nogueira; 4% em Moisés Franz.


 
Dos eleitores ouvidos pelo Vox Populi, 53% garantem que não votariam no tucano. Já 30 recusa o senador republicano e 11% o ex-prefeito da capital do Estado.
Imprimir