Imprimir

Notícias / Cidades

Professores e alunos da Unemat denunciam ameaças sofridas por apoiadores de Bolsonaro

Da Redação - Wesley Santiago

Uma nota de repúdio foi emitida, nesta quarta-feira (10), pela diretoria da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat), relatando que professores, funcionários e alunos estariam sofrendo perseguição de parte dos apoiadores do candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL). Tudo porque eles teriam demonstrado apoio à Fernando Haddad (PT).

Leia mais:
Senadora eleita, Selma Arruda lidera campanha de Bolsonaro em MT e quer vitória "com muita folga"
 
Consta na nota que as pessoas têm recebido assédios e ameaças nos campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). “Tais atitudes estão sendo praticadas por pessoas que se assumem como apoiadoras do presidenciável do Partido Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro. Diversas situações são identificadas em todo País, e em especial no Mato Grosso, em que alunos, professores, profissionais técnicos e demais frequentadores do espaço acadêmico, por manifestar sua opção política a Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT), sofrem hostilização, repressão e ameaças”, diz trecho da nota.
 
A Adunemat ainda acrescenta ser “inadmissível que qualquer profissional, especialmente o professor, bem como o aluno e os profissionais técnicos, seja do Ensino Superior ou da Educação Básica, sinta-se ameaçado, desprotegido ou assediado por manifestar suas ideias e posicionamentos políticos, principalmente na Universidade, espaço em que a liberdade de expressão e de pensamento devem ser garantidos e trabalhados de forma crítica”.
 
Lembra ainda que este comportamento era visto desde 2016 e também quando o ministro da educação perseguiu publicamente os cursos que se propuseram discutir o que chamam de ‘golpe’. “Não é possível tolerar que haja esse tipo de ameaça a todo e qualquer docente que ousar produzir conhecimento autônomo e crítico no Brasil. Também não é possível que haja intimidação e desrespeito às opções políticas dos professores, alunos e profissionais técnicos”, relata outro trecho da nota.
 
“Muito menos tolerável, ainda, é a existência de ameaças físicas dessa natureza a qualquer pessoa no espaço acadêmico. Reiteramos nosso total e amplo apoio a todos os professores, alunos e profissionais técnicos da UNEMAT e defendemos o direito de cada um de expressar livremente suas convicções político-ideológicas”, finaliza a nota de repúdio.
 
Confira a nota na íntegra:
 
 Atitudes fascistas no espaço acadêmico da UNEMAT
 
Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. (Friedrich Nietzsche)
 
A Diretoria da ADUNEMAT vem a público manifestar REPÚDIO aos assédios, ameaças e às atitudes de caráter fascista sofridas por professores e alunos nos campi da UNEMAT. Tais atitudes estão sendo praticadas por pessoas que se assumem como apoiadoras do presidenciável do Partido Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro. Diversas situações são identificadas em todo País, e em especial no Mato Grosso, em que alunos, professores, profissionais técnicos e demais frequentadores do espaço acadêmico, por manifestar sua opção política a Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT), sofrem hostilização, repressão e ameaças.
 
É inadmissível que qualquer profissional, especialmente o professor, bem como o aluno e os profissionais técnicos, seja do Ensino Superior ou da Educação Básica, sinta-se ameaçado, desprotegido ou assediado por manifestar suas ideias e posicionamentos políticos, principalmente na Universidade, espaço em que a liberdade de expressão e de pensamento devem ser garantidos e trabalhados de forma crítica.
 
Os prenúncios desses ataques já se manifestavam desde 2016, e, mais recentemente, quando o ministro da educação perseguiu publicamente os cursos que se propuseram discutir criticamente o Golpe. De lá para cá, o pensamento crítico nos espaços da universidade tem tentado se manter vivo e atuante, resistindo e buscando discutir os modos pelos quais essa onda fascista se instaurou de maneira tão forte. Contudo, não é possível tolerar que haja esse tipo de ameaça a todo e qualquer docente que ousar produzir conhecimento autônomo e crítico no Brasil. Também não é possível que haja intimidação e desrespeito às opções políticas dos professores, alunos e profissionais técnicos. Muito menos tolerável, ainda, é a existência de ameaças físicas dessa natureza a qualquer pessoa no espaço acadêmico.
 
Reiteramos nosso total e amplo apoio a todos os professores, alunos e profissionais técnicos da UNEMAT e defendemos o direito de cada um de expressar livremente suas convicções político-ideológicas.
 
Nos colocamos à disposição.
 
Diretoria da ADUNEMAT
10/10/2018
Imprimir