Imprimir

Notícias / Esportes

Sport pede na justiça perda de pontos de time da série A que escalou jogador de MT

Da Redação - Wesley Santiago

O Sport se juntou à Ponte Preta e também entrou com pedido, na segunda-feira (10), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o Ceará e o Goiás, na tentativa de que os dois percam pontos pela suposta escalação do jogador mato-grossense Ernandes, que teria atuado com documentação irregular.

Leia mais:
Escalação irregular de jogador de MT pode rebaixar time da Série A e subir Ponte Preta no Brasileirão
 
O Sport enviou uma notícia de infração ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) assinada pelo presidente do clube, Arnaldo Barros. No documento, o time pede que a procuradoria do STJD instaure denúncia em desfavor do Ceará pela utilização de um jogador com informações adulteradas.
 
“O Sport noticiou a procuradoria do STJD sobre o caso da Ponte contra o Goiás e ela que vai definir se leva o caso adiante. De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, os clubes também são responsáveis pelo registro dos atletas. Então, existe uma responsabilidade objetiva do clube em relação ao registro do jogador”, disse o vice-presidente jurídico do Sport, Lêucio Lemos.
 
O Sport se junta à Ponte Preta, que tenta que o Goiás perca os pontos pela escalação de Ernandes na Série B. Com isso, a equipe de Campinas substituiria os goianos no G-4. O Leão quer que o Ceará perca os pontos por ter escalado Ernandes na primeira rodada da Série A, contra o Santos, na Vila Belmiro, e com isso sairia do Z-4 e o clube cearense seria o rebaixado.
 
Entenda
 
Uma informação divulgada pelo repórter Pedro Orioli, da Rádio Central de Campinas, aponta que o jogador mato-grossense Ernandes, que é lateral direito, estaria envolvido em uma suposta irregularidade que pode mudar os rebaixados e os promovidos das séries A e B do Campeonato Brasileiro. O atleta, que é natural de São Félix do Araguaia (1.159 quilômetros de Cuiabá), teria atuado com documentação irregular.
 
Consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e no site oficial do Goiás que Ernandes Dias Luz nasceu em 11 de novembro de 1987, mas uma certidão no segundo cartório de São Félix do Araguaia-MT, onde ele nasceu, consta uma data diferente: 11 de novembro de 1985.
 
Com isto, o mato-grossense seria dois anos mais velho do que a documentação oficial mostra, o que é considerado ‘gato’ na gíria do futebol.
 
Além disto, o lateral ainda fez uma partida pelo Ceará, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, em derrota do ‘Vozão’ para o Santos. Com isto, a equipe que conseguiu se manter na primeira divisão, no último jogo, poderia ser punido com a perda de três pontos (independentemente de não ter somado ponto algum no jogo).
 
Sendo assim, o Ceará passaria dos 44 para 41 pontos, sendo rebaixado no lugar do Sport, que se salvaria com os 42 pontos conquistados. O caso despertou interesse da Ponte Preta, que ficou em quinto lugar na Série B e perdeu a vaga no G-4 para o Goiás no número de vitórias. (Com informações do Globo Esporte)
Imprimir