Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá terá 61% de coleta e tratamento de esgoto em 2019 com projeto de saneamento

Da Redação - Isabela Mercuri

Cuiabá chegará, em 2019, a 61% de coleta e tratamento de esgoto em toda a cidade, graças ao projeto de saneamento da Águas Cuiabá, que já começou na última terça-feira (1), primeiro dia do ano. Na data, as equipes contratadas para a realização de instalação de redes coletoras de esgoto seguiram os trabalhos no bairro Bosque da Saúde, que receberá, até abril, 12.000 metros de novas tubulações. O efluente coletado será levado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino, localizada no bairro Porto.

Leia também:
Campanha de conciliação da Águas Cuiabá termina essa semana

De acordo com a assessoria, na terça-feira (1) as equipes trabalharam na Av. F e rua M, e em partes da rua Esmeralda. Durante a semana, instalaram também na Av. E, e parte da rua Safira.

“As obras de instalação de rede de esgoto representam saúde para a comunidade e preservação do meio ambiente. No entanto, sabemos que obras em uma cidade em pleno funcionamento, como é o caso de Cuiabá, traz alguns impactos para a população. Estamos trabalhando e organizando os cronogramas de ação para minimizar essas mudanças no cotidiano. Nessa nova etapa de trabalho prevemos a instalação de 120 metros por dia. Isso significa abrir e instalar o trecho no mesmo dia, para na sequência outras equipes distintas executarem as ligações, os poços de visita, testes e complemento da recomposição asfáltica”, afirmou Helquimedes Andrade, gerente de implantação da Águas Cuiabá.

Para não causar transtornos, a Água Cuiabá realizou as obras de esgotamento em parceria com a Secretaria de Mobilidade de Cuiabá (Semob), que ficou responsável pela gestão do tráfego de pedestres e veículos.

O trabalho de instalação de redes coletoras faz parte da segunda fase do plano de investimentos realizado pela concessionária de saneamento básico da capital mato-grossense. Na primeira fase o foco foi o aperfeiçoamento dos projetos de engenharia e a gestão dos serviços. Posteriormente será realizada a terceira fase, em que os clientes (tanto comerciais quanto residenciais) deverão conectar as unidades consumidoras à rede coletora de esgoto.

A diretoria da concessionária enfatizou, em reunião realizada junto às empreiteiras contratadas para os trabalhos em Cuiabá, que a correta recomposição asfáltica, bem como a adequada sinalização das vias em obras são prioridades da companhia.

"Temos muito trabalho a fazer, os desafios são grandes, mas a qualidade e o respeito ao contrato de concessão são prioridade absoluta da Águas Cuiabá. para isso, é fundamental que todos os envolvidos no processo de ampliação do sistema de saneamento básico da Capital estejam alinhados no compromisso de fazer o melhor, minimizando os impactos à população", observou Cristiane Schwanka, diretora de gestão da Águas Cuiabá.

Além do Bosque da Saúde as obras de ampliação das redes de coletoras de esgoto também são realizadas nos bairros Altos do Coxipó, Jardins dos Ipês, Jardim Leblon II, Canjica, Santa Izabel, Jardim Universitário, Recanto dos Pássaros e Jardim Imperial.
Imprimir