Imprimir

Notícias / Política MT

Projeto garante que mulheres ocupem 30% de cargos de alto escalão no governo de MT

Da Redação - José Lucas Salvani

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou um projeto de lei complementar que determina pelo menos 30% dos cargos de primeiro e segundo escalão do governo de Mato Grosso sejam ocupados por mulheres. O projeto foi apresentado na noite de quarta-feira (27).

Leia mais:
Primeira-dama rebate críticas e lembra que Mauro Mendes assumiu governo 'mergulhado em dívidas"

O texto segue os mesmos parâmetros da legislação eleitoral que reserva às mulheres 30% das candidaturas nas chapas. A medida abrange os cargos de secretários, secretários-adjuntos e presidentes de entidades da administração indireta.

Caso aprovado, o texto pode alterar o Estatuto do Servidores - o projeto ainda precisa passar pelas comissões e ser votado em plenário.

“O objetivo é óbvio: ampliar a participação das mulheres nos cargos de comando do Estado”, explica Lúdio. Para ele, o projeto pode amenizar essa distorção história, dando às mulheres mais chances de participação da administração pública, garantindo dessa forma a inserção das mulheres no alto escalão.

Dos 15 secretários que compõem o primeiro escalão do governo de Mato Grosso, apenas três são mulheres. São as secretárias de Educação, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, e de Trabalho e Assistência Social, Rosamaria Ferreira de Carvalho.
Imprimir