Imprimir

Notícias / Política MT

Funcionários da Santa Casa devem ser pagos ainda em maio e governo deve fazer complemento

Da Redação - Fabiana Mendes

Os funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá poderão receber os salários em atraso ainda neste mês, caso aconteça uma conciliação entre os sindicatos dos trabalhadores e a unidade, que está prevista para  o próximo dia 27, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Fechada desde março por conta de problemas financeiros, ela tem previsão de ser reaberta no próximo dia 13 de junho, segundo o secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo. No início deste mês a gestão da unidade foi assumida pelo Governo do Estado. Um plano estratégico de funcionamento da unidade deve ser apresentado quando estiver totalmente finalizado.

Leia mais:
Santa Casa deve ser reaberta dia 13 de junho com foco em alta complexidade

O administrador da Santa Casa, capitão Daniel Pereira, contou ao Olhar Direto que caso o 'martelo seja batido' na conciliação, os R$ 7 milhões aportados pela prefeitura e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) serão usados para pagamento de salários atrasados. O Governo do Estado deverá completar com uma quantia, ainda não informada.
 
“Na última reunião que tivemos na semana passada, ficou decidido que se tudo der certo, dia 27 é o dia que nós vamos apresentar as folhas em atraso, com nome dos funcionários, valores. Enquanto isso a gente está trabalhando para que o dinheiro seja depositado em uma conta, e ali vai ser distribuído pelo juiz do TRT. Ele que vai controlar, para pagar os funcionários”, afirmou.
 
O governo fez uma requisição administrativa de bens e serviços, que é uma espécie de intervenção na unidade de saúde. A medida é tomada nos casos em que há ameaça ou solução de continuidade dos serviços de saúde. Como é uma entidade privada, a empresa receberá uma indenização por parte do Executivo. O uso do bem privado por parte do Estado será indenizado, conforme os termos previstos pela Constituição Federal. O valor a ser pago ainda não foi repassado pelo Executivo Estadual, segundo o capitão.
 
Em recente conversa com a imprensa, o secretário de Saúde contou que uma equipe de profissionais está fazendo um levantamento para contratação de todos os serviços especializados, aquisições de medicamentos e materiais necessários para que a reabertura seja feita em breve. O secretário também explicou sobre os serviços que serão disponibilizados e que o foco será os atendimentos de alta complexidade. 
Imprimir