Imprimir

Notícias / Cidades

Programa de saúde bucal idealizado pela primeira-dama atende mais de 1,2 mil meninas

Da Redação - Thaís Fávaro

O Projeto “Siminina Sorridente” idealizado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, para atender meninas em situação de risco e vulnerabilidade social cadastradas no Programa Siminina, realizou cerca de 1,2 mil atendimentos em 2018. Destes, 476 era em situação de risco, sendo 323 casos encaminhados para tratamento e 153 em caráter de urgência. Os dados são do departamento de Odontologia da Prefeitura de Cuiabá. Além dos atendimentos, o programa distribui kits de higiene pessoal e realiza ações de conscientização da saúde bucal.

Leia mais
Campanha da primeira-dama entrega 21,6 mil cobertores para mais de 100 entidades
 
Dos casos de encaminhamento, um total de 80 meninas necessitaram de tratamento de curativo sendo 75 atendidas pelos profissionais de odontologia das clínicas da área de abrangência. Foram 55 tratamentos concluídos sendo os demais casos não finalizados em decorrência do não comparecimento ao tratamento ou abandono do mesmo.

De acordo com a primeira-dama, a intenção é focar nos trabalhos preventivos para diminuir cada vez mais os casos de intervenção. “Estamos trabalhando com crianças, então é fundamental desde cedo ensinarmos hábitos corretos para sua higiene e saúde bucal, e assim evitar cáries e outras doenças”, destacou Márcia.



O programa também realiza trabalhos preventivos como, por exemplo, instruções acerca da maneira correta de escovação dos dentes, do uso do fio dental, entrega de kits de higiene bucal (escova, pasta e fio dental) além de todas as informações práticas e teóricas no sentido de prevenção.

Nessa fase do projeto, foram entregues 820 kits no primeiro semestre de 2018 e 963 no segundo semestre. Os trabalhos deste ano estão em andamento seguindo a programação da Diretoria de Odontologia da prefeitura.

“Nós fazemos a promoção da prevenção para que elas, futuramente, não tenham que extrair um dente, até porque uma extração é uma mutilação e eventualmente ter que usar prótese dentária. Essa é uma ação essencial, fazer a parte preventiva”, explicou o coordenado Renê Lara.
 
Programa Siminina

Destinado a meninas de sete até 14 anos, o Programa Siminina foi criado em 1997 pela ex-governadora e primeira-dama Iraci Moreira França, mulher do ex-prefeito Roberto França, cumprindo promessa da campanha eleitoral de 1996. Após duas décadas de funcionamento, o programa passou a ter a supervisão direta da então primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que pelo formato e seriedade na execução, passou a ser reconhecido como referência em adoção de medidas preventivas para meninas em situação de risco e vulnerabilidade social.
Imprimir