Imprimir

Notícias / Cidades

Moradores do Santa Rosa temem congestionamento e são contra semáforos em rotatória

Da Redação - Fabiana Mendes

A Associação dos Moradores do bairro Santa Rosa (AMOSANTA) protocolizou ofício na Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) contra a instalação de semáforos na rotatória do Circulo Militar, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Os moradores lembram ainda que sofreram por anos até que a trincheira de acesso ao bairro ficasse pronta, período em que tiveram de enfrentar desvios. 

Leia mais:
Prefeitura de Cuiabá publica edital de seletivo com 4.699 vagas e salários que chegam a R$ 3,1 mil

Após a conclusão das obras, os moradores têm observado a instalação de semáforos por toda a extensão da Miguel Sutil. Eles pontuam que isso prejudica a fluidez do trânsito conseguida por aquelas obras, que foram feitas para a Copa do Mundo de 2014, justamente para que a via se tornasse de ligação rápida entre vários bairros da capital.

Para a presidente da Amosanta, Elaine Paiva de Paula, a Prefeitura de Cuiabá deveria manter a fluidez conseguida pelas obras da Copa de 2014 e “priorizar a instalação de passarelas para pedestres, que ao contrário dos sinaleiros, garantem a segurança dos pedestres e não trava o trânsito”.

O morador Juliano Fabrício de Souza, afirma que “não há a possibilidade de um estudo técnico justificar tal medida, passo pelo local várias vezes ao dia, com exceção dos horários de pico, a via sempre está livre para transposição e retorno, demorando, na imensa maioria das vezes, segundos para atravessar a rotatória”.  O morador ainda afirma que “a impressão que se tem, é que a SMTU adquiriu centenas de conjuntos semafóricos novos e agora os instala no primeiro lugar que lhe dá na telha”.

No ofício, os moradores pontuam que o semáforo ali instalado, ocasionará engarrafamentos, como ocorrem na altura da Todimo Lar Center, que nos horários de pico, chega a saturar o trânsito da Trincheira do Jurumirim.

“A Amosanta, sugere ainda, que se instale com urgência, uma passarela para pedestres em frente ao Shopping Estação e sugere que a Prefeitura passe a investir mais em passarelas que em semáforos”, diz. 
 
Outro lado

Procurada, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que a solicitação foi feita pelo Exercito Brasileiro. O objetivo seria de dar fluidez e segurança ao trânsito, reduzindo o número de acidentes e engarrafamentos. A Pasta assevera ainda que a instalação resulta de estudo de viabilidade e obedece a parâmetros de trânsito previstos em lei.

Veja nota na íntegra: 

A respeito da instalação de semáforos inteligentes na região do Círculo Militar a a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que:

- O objetivo da intervenção é dar fluidez e segurança ao trânsito, reduzindo o número de acidentes e engarrafamentos. 

- A instalação foi solicitada pelo Exército Brasileiro . 

- Como qualquer mudança realizada pela Pasta, a instalação resulta de estudo de viabilidade e obedece a parâmetros de trânsito previstos em lei. 

- Não houve custos para a aquisição dos semáforos, uma vez que os mesmos fazem parte de conjunto semafórico já adquirido pela Secretaria no passado. Sendo assim, os equipamentos podem ser realocados por  diferentes pontos da cidade. 

- A previsão é de que o semáforo comece a operar, inicialmente em fase de teste, no início do próximo mês. 

- Outra ação semelhante apresenta bons resultados na rotatória da Avenida Beira Rio, no ponto que dá acesso à Ponte Sérgio Mota. 

- À época a intervenção enfrentou uma série de críticas. O problema de engarrafamentos no local, contudo, foi solucionado.

- A Pasta conta com a compreensão dos moradores da região e lembra que as adequações trarão benefícios a milhares de munícipes que transitam por ali. 

- Com relação a implantação de uma passarela na região, a Semob informa que a possibilidade pode ser avaliada. Entretanto a obra resolveria apenas a questão de segurança dos pedestres, não tendo impacto na redução de acidentes.


 
Imprimir