Imprimir

Notícias / Cidades

Novo incêndio ameaça Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Da Redação - Fabiana Mendes

Um novo incêndio volta a ameaçar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá). As chamas começaram na tarde de quinta-feira (22), na margem direita da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251, também conhecida como Estrada de Chapada.

Leia mais:
Incêndio em Chapada é extinto depois de devastar o equivalente a 13,3 mil campos de futebol em 10 dias

Conforme informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), o fogo está a cerca de três quilômetros de Parque Nacional, em um local considerado extremamente difícil. Brigadistas atuaram no combate ao incêndio até por volta das 22 horas. O trabalho retornou nesta manhã. 

Por cerca de quatro quilômetros ao longo do limite do Parque Nacional, foi preparada uma linha continua com queimas prescritas. Ou seja, o Parque está relativamente seguro. Contudo, há muitas propriedades vizinhas que podem ser atingidas no caminho.

O incêndio florestal no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que começou no dia 09 de agosto, foi finalmente extinto no dia 18, após dez dias. No total, contando a área atingida do parque e outras ao redor, o fogo devastou o equivalente a 13,3 mil campos de futebol.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

 
Imprimir