Imprimir

Notícias / Cidades

Mauro Mendes pede a Bolsonaro uso das Forças Armadas para combater incêndios em MT

Da Redação - Arthur Santos da Silva

Ofício assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) e endereçado ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), solicita autorização para o emprego das Forças Armadas no combate a incêndios que atingem Mato Grosso.
 
Leia também 
Novo incêndio ameaça Parque Nacional de Chapada dos Guimarães


O documento, datado de sexta-feira (23), afirma que a situação se agrava a cada dia, “comprometendo a biodiversidade em razão da destruição de quilômetro de flora e da morte de milhares de espécies da fauna amazônica”.
 
“A proporção das queimadas, a velocidade de alastramento do fogo, a dificuldade de acesso à áreas atingidas, bem como a insuficiência de meios – financeiro, humanos e materiais – para combater o fogo, potencializam o tamanho da destruição e gravidade do problema”, contextualiza o governador.
 
Além do emprego das Forças Armadas, Mauro Mendes solicita ainda uma reunião em caráter de urgência para discutir parcerias visando contenção do processo de queimadas e desmatamento ilegal na região.
 
Casos
 
Um novo incêndio volta a ameaçar o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá). As chamas começaram na tarde de quinta-feira (22), na margem direita da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251, também conhecida como Estrada de Chapada.
 
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, MT. Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
 
O Corpo de Bombeiros também combate incêndio florestal no Parque Estadual Águas do Cuiabá, em Rosário Oeste e Nobres (104 e 122 km de Cuiabá), que começou na noite de sexta-feira (23).
 
Desde o início do ano, o Estado registrou mais de 14 mil focos de incêndio, maior índice dos últimos 7 anos. 
Imprimir