Imprimir

Notícias / Esportes

Atleta de 10 anos garante primeiro ouro para Mato Grosso na Super Copa Brasil de tênis de mesa

Da Redação - Thaís Fávaro

A atleta Julia Hatakeyama, de 10 anos, conquistou a primeira medalha de ouro para Mato Grosso na Super Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste II, ao superar Sofia Kano por três sets a um na final do Rating E Feminino. A competição, que teve início na quinta-feira (26), segue até domingo (29) no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

A delegação mato-grossense é formada por 27 atletas, sendo 21 do masculino e seis do feminino, com idades que vão do mirim ao veterano, e que representam a AABB Cuiabá, a Nipo Cuiabá e o CT Morimoto.

Leia mais
Atletas do Cuiabá Arsenal irão aos EUA assistir jogo da NFL e conhecer terra natal do esporte
 
De acordo com o treinador da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB Cuiabá-MT, Sandro José Abrão, o centro de treinamento da instituição participa com treze mesa-tenistas na Super Copa Brasil. E, segundo ele, uma medalha de ouro já no início do primeiro dia inspira e motiva todos os demais membros da delegação, que acreditam em novas medalhas nos quatro dias de disputas.

"A Julia começou a praticar tênis de mesa com oito anos. A família dela leva o tênis de mesa como uma tradição familiar. Atualmente, ela está numa fase de aperfeiçoamento técnico, mas já começou a atingir um alto nível técnico e tem conquistado grandes resultados. Ela competirá nesse primeiro dia da Super Copa e depois embarca para treinamento em Porto Rico", conta Sandro Abrão.

"Achei que minha adversária estava mais passando bola para poder me deslocar da mesa. Daí comecei a passar a bola também e a garantir os pontos quando ela levantava a bola. Essa vitória está ótima pra mim e fiquei feliz de ver que meu rendimento está funcionando bem", afirma Julia.
 
A competição

A Super Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste II é uma competição do calendário oficial da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e 412 inscrições e pré-inscrições de atletas. Ela vale pontuação peso 9 para o ranking nacional da modalidade e vale para a prestação de contas dos mesatenistas junto ao Bolsa Atleta Federal. E será a primeira vez que será realizado em Cuiabá-MT.

Benefício Econômico

Uma pesquisa interna da CBTM aponta que os mesatenistas gastam em torno de 100 a 150 reais por dia de participação em competições nacionais, entre hospedagem, alimentação, transporte e lazer. O que multiplicado por quatro dias de evento e pela quantidade de participantes dá cerca de 150 mil reais ou mais injetados diretamente na economia local da cidade-sede, no caso, em Cuiabá.

Além do mais, ainda há o investimento de mais de 160 mil reais da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) na organização do evento, o qual parte dele, cerca de 60 mil, será gasto em Cuiabá. Como, por exemplo, com a hospedagem e diárias de árbitros e staff, contratação de profissionais para trabalhar no evento, transporte e outros serviços pontuais. Mais informações no Facebook da CBTM.
 
Patrocinadores e Apoiadores

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) tem como patrocinadores a Tibhar, que é empresa fornecedora de equipamentos, como mesas, raquetes, bolinhas e outros, e a Loterias Caixa da Caixa Econômica Federal. E a Super Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste tem patrocínios da Moto Raça Cuiabana, Bravo Produções, Lade Sonorização e Claro MT e o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso e da Prefeitura Municipal de Cuiabá.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (26.09):


Das 08h às 21h – Ratings Masculinos e Femininos; Duplas Masculinas e Femininas; Duplas Mistas; Rankings Super Pré-Mirim (10 e 11 anos), Infantil e Juventude;

Sexta-feira (27.09):

Das 08h às 21h – Rankings Super Pré-Mirim (10 e 11 anos), Infantil e Juventude; Rankings Pré-Mirim (até 9 anos), Mirim e Juvenil; E abertura oficial do evento será no Ginásio Aecim Tocantins, às 18h.

Sábado (28.09):

Das 08h às 21h – Rankings Absoluto A ao E e Sênior/Lady; Rankings Veterano e Classes Paralímpicas;

Domingo (29.09):

Das 08h às 15h – Rankings Absoluto A ao E, Sênior e Lady. Haverão premiações diárias das respectivas categorias programadas.
Imprimir