Imprimir

Notícias / Cidades

Sema e PM percorrem 1.200 Km de fiscalização durante Operação Piracema

Da Redação - Thaís Fávaro

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema),  juntamente com o 4º Batalhão da Polícia Militar, percorreu 1.200 km de extensão no rio de Santo Antônio do Leverger até Barão de Melgaço. Durante a ação foram localizados 71 peixes, que foram devolvidos ao rio. A ação de fiscalização se deve ao período de defeso  que teve início no dia 1 de outubro e segue até o dia 31 de janeiro de 2020. Quem for pego com pescado acima do permitido ou praticando a pesca esportiva durante esse período estará sujeito à prisão e multa.
 
Leia mais
Período de proibição de pesca começa em MT; multa a infrator pode chegar a R$ 100 mil
 
O período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso inclui os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins. Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido.

Durante a Piracema é permitida apena a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Durante o período de defeso a fiscalização de pesca será intensificada e as equipes já estão em campo.  As operações ocorrem também em parceria com Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
Entre os materiais apreendidos na ação estão;

- 03 anzóis de gancho (ap)
- 06 rede apreendido ( ap)
- 05 tarrafa apreendido ( ap )
- 100 gramas de cocaína ( ap )
- 58 veículos abordados
- 106 pessoal abordadas e checadas e orientadas
- 71 peixes soltos de volta ao Rio
- 03 auto de inspeção
- 05 embarcação abordadas e orientada .
- 1.200  km policiamento terrestre percorrido
- 12 horas percorrida pelo Rio policiamento fluvial .
 
Imprimir