Imprimir

Notícias / Política MT

Secretário diz que Niuan não é um vice confiável e que sua presença no Alencastro causa desconforto

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Homem de confiança do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o secretário de Planejamento Zito Adrien teceu duras críticas ao comportamento do vice-prefeito Niuan Ribeiro (Pode), que articula paralelamente à gestão uma pré-candidatura à prefeitura da capital em 2020. De acordo com Adrien, Cuiabá não tem um vice confiável e sua atitude está causando desconforto em todo o secretariado.

Leia também
Descontentes com chegada de Niuan, filiados do Podemos podem migrar para PSB


Em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, o secretário disse que até o momento, depois de dois anos e meio da gestão, Niuan ainda não mostrou trabalho. Zito defende a renúncia do vice, para ele possa seguir o sonho de se candidatar ao cargo que hoje é ocupado por Emanuel Pinheiro.

“Eu acho que ele perdeu uma oportunidade enorme de ser vice e agora quer ser prefeito. Se ele sentou duas vezes na minha frente para saber o que estava acontecendo na prefeitura foi muito. O vice precisa ser atuante, tem uma estrutura que foi dada a ele. Se você fica dois anos e meio na gestão e não diz para que veio, como é que agora você quer repensar a cidade se está ai como vice e não teve nenhuma atuação?”, questionou o secretário.

“Acho até que ele é um garoto bom, mas é despreparado politicamente. Agora se ele quer repensar Cuiabá, pois que entregue o cargo e diga que não quer ser mais desta gestão, que tem hoje mais de 70% de aprovação. Ele já deveria ter renunciado”, avaliou.

O comandante do Planejamento de Cuiabá também declarou que o vice hoje é visto com desconfiança por todos no Palácio Alencastro e que sua presença causa desconforto na maioria dos secretários.

“Ele tem o direito de querer ser prefeito, até porque o Emanuel ainda nem decidiu se quer disputar reeleição, mas ele não pode articular uma situação paralela, sendo vice, usufruindo das benesses da prefeitura. Ele não colabora com a gestão, critica a gestão e ainda monta um processo paralelo à gestão. Nós como secretários estamos desconfortáveis com isso. Não sei se o prefeito se sente assim, mas eu como secretário não me sinto confortável com esta situação, pois não temos um vice confiável”, afirmou.

Filho do ex-senador Osvaldo Sobrinho (PTB), Niuan foi eleito como vice na chapa de Emanuel Pinheiro na eleição de 2016. De lá para cá, o jovem político de 34 anos foi para o PSD e acabou mudando meses depois para o Podemos, partido que já o lançou como pré-candidato à prefeitura de Cuiabá em 2020.

Apesar de ter rompido politicamente com o prefeito Emanuel Pinheiro, Niuan não deixou o cargo, que tem um salário de R$ 15 mil, além de uma verba indenizatória no mesmo valor.
Imprimir