Imprimir

Notícias / Cidades

Tremor de terra é registrado em cidade de Mato Grosso

Da Redação - Wesley Santiago

Um tremor de terra foi registrado na cidade de Pedra Preta (246 quilômetros de Cuiabá), no último dia 07 de outubro deste ano. O abalo sísmico, detectado por seis estações do Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB), atingiu 3 graus na escala de Magnitude Regional (mR).

Leia mais:
Tremores de terra são registrados por observatório sismológico em MT
 
O abalo sísmico é considerado de baixa intensidade, aconteceu longe do Centro e sem profundidade. Não foi relatado nenhum problema referente ao tremor de terra.
 
Mato Grosso tem diversos registros de tremores, mas eles são sempre de níveis baixos e dificilmente sentidos pela população. Como são considerados eventos muito pequenos na escala Richter, são praticamente imperceptíveis para os moradores.
 
Em dezembro do ano passado, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) apontou que o tremor de terra sentido por moradores de Cuiabá, foi de 3.2 graus na escala Richter. Posteriormente, houve um abalo secundário, só que mais fraco que o primeiro. Na ocasião, diversas pessoas relataram o susto com a situação.
 
A Serra do Trombador, que fica em Mato Grosso, foi o local em que houve o maior tremor de terra do país, em janeiro de 1955, quando foi detectado um terremoto de 6,6 graus na escala Richter. O abalo ocorreu em região muito pouco habitada, o que não ocasionou mortes e nem danos materiais.
Imprimir