Imprimir

Notícias / Cidades

Veja o que abre e o que fecha nos feriados desta sexta e próxima quarta-feira em Cuiabá

da Redação - Isabela Mercuri

Apenas serviços essenciais da Prefeitura de Cuiabá estarão disponíveis nos feriados desta sexta-feira (15) e da próxima quarta-feira (20), Dia da Proclamação da República e Dia da Consciência Negra, respectivamente. Em relação ao comércio do centro da cidade, a decisão é de cada loja.

Leia também:
Comércio pode funcionar normalmente nos próximos feriados em Cuiabá e Várzea Grande

De acordo com a assessoria da prefeitura, os órgãos da Administração Municipal não terão expediente. Funcionarão serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam regularmente. Além dessas, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas para atender a população.
Na segurança, todas as delegacias, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), unidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também fazem atendimentos.

A decisão em relação ao comércio, segundo informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), é de cada loja. Não há restrições de horário conforme acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) entre os sindicatos patronais e laborais esse ano.

No entanto, a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos nos feriados será em dobro, incluída as comissões de vendas, que serão calculadas pela média mensal, e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado.  A permissão abrange os municípios que seguem a CCT.

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido como um feriado estadual, por meio da Lei Nº 7879/2002. Já o dia da Proclamação da República é feriado nacional.
Imprimir