Imprimir

Notícias / Política MT

Silval diz que se arrepende por ter ‘cedido a pressões’ e que o crime não compensa

Da Reportagem Local - Vinicius Mendes / Da Redação - Isabela Mercuri

Condenado a mais de 13 anos por corrupção e desvio de dinheiro dos cofres públicos, o ex-governador Silval Barbosa disse, na manhã desta segunda-feira (2), que se arrepende de ter cedido a pressões, e que o crime “nunca compensou”.

Silval liderou, durante seu governo, organização criminosa que desviou mais de R$ 2,5 milhões dos cofres públicos por meio da concessão fraudulenta de incentivos fiscais. Ele se tornou governador depois que Blairo Maggi deixou o cargo para disputar o Senado Federal, e foi reeleito em 2010. Filiou-se ao MDB de Matupá no ano de 2002 e se desfiliou em 2017, no mesmo ano em que foi solto. Atualmente, cumpre o regime semiaberto harmonizado em Cuiabá.

“Eu peguei um período de Copa do Mundo, de muitos recursos que consegui do Governo Federal e, infelizmente, eu cedi às pressões, na época, das extorsões que houve, de todas as formas, conforme relatei”, disse, na manhã desta segunda-feira (2), no Fórum de Cuiabá, onde esteve para uma audiência de conciliação com V.A.P. (Decisão Judicial) – que não apareceu.

“Eu me arrependo por isso. Coloquei várias pessoas em situações que eles agora estão pagando pelo que fizeram junto, e eu também estou pagando. Infelizmente erramos”, afirmou. Segundo Silval, com as colaborações que já fez, a justiça conseguiu recuperar R$2 bilhões em ativos. “Espero que isso tudo sirva de pedagógico e que venha melhorar esse sistema podre que sempre existiu na política”, declarou o ex-governador.
Imprimir