Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Prefeitura foca em atenção básica e pretende criar mais 13 equipes de saúde bucal em 2020

Da Redação - Vinicius Mendes

Em 2020 o foco da Secretaria Municipal de Saúde se voltará totalmente para a Atenção Básica, seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), mas a intensificação dos trabalhos neste segmento já começou ainda em 2019. Um exemplo deste crescimento é o segmento da saúde bucal, que triplicou o número de equipes na Atenção Básica apenas nesta gestão.  A Prefeitura pretende criar mais 13 equipes de saúde bucal este ano.
 
Leia mais:
Emanuelzinho critica Weintraub na Educação: 'quer combater ideologia impondo'
 
Em seu trabalho de reestruturação da rede de saúde pública municipal, o prefeito Emanuel Pinheiro focou seus esforços em 2019 na Atenção Terciária, que atende média e alta complexidade. A abertura de 100% do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC foi a principal preocupação do gestor na área da saúde no ano passado.
 
O foco de 2020 será diferente, mas os trabalhos já começaram ainda em 2019. Em dezembro, todas as equipes da saúde bucal do município fizeram apresentações das ações realizadas durante todo o ano de 2019. A reunião contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, que confirmou o trabalho de fortalecimento da Atenção Básica.
 
“Em 2020 todas as unidades da Básica que ainda não foram reformadas passarão por reformas e ampliações, e as que ainda não tem equipes de Odontologia passarão a ter. Voltaremos nossos esforços para a prevenção, que é o foco da Básica, e a consolidação da saúde bucal nas unidades é parte fundamental desta reestruturação”, comentou o secretário.
 
De acordo com informações do coordenador de saúde bucal da SMS, Renei Lara da Silva, desde que o prefeito Emanuel Pinheiro assumiu a gestão municipal, em 2017, o número de equipes de saúde bucal no município passou de 9 para 27. “Esta ampliação no número de equipes da bucal foi uma promessa de campanha do prefeito, e ele vem seguindo à risca.
 
Conseguimos inclusive implantar uma equipe no Consultório de Rua, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade. Estas pessoas têm a oportunidade de fazer o tratamento odontológico completo, até mesmo com reabilitação protética, caso seja necessário”, revelou o coordenador.
 
Para o prefeito, a intenção é criar no mínimo mais 13 equipes de saúde bucal este ano. “Vamos abrir novos postos de saúde e reformar e ampliar os que ainda não passaram por essa manutenção. E a idéia é que todos os postos contem com tratamento odontológico. Se implantarmos mais 13 equipes, chegaremos ao número que prometi em campanha, que é de 40 equipes. Mas esse número poderá ser ainda maior, se tudo correr como o planejado”, concluiu Pinheiro.
Imprimir