Imprimir

Notícias / Cidades

Moradores de Cuiabá podem trocar material reciclável por recarga de celular, cartão de transporte e descontos

Da Redação - José Lucas Salvani

A partir desta sexta-feira (17), os moradores de Cuiabá poderão trocar materiais recicláveis por recarga de celular, cartão de transporte e desconto nas livrarias Saraiva. Os benefícios são resultado da implantação das máquinas Cuiabá Recicla, espalhadas pela capital mato-grossense. A ação faz parte do programa Cidade Limpa e visa incentivar a reciclagem de materiais como alumínio e garrafas pet.

Leia mais:
Crescimento de produção de lixo eletrônico motiva novas soluções de descarte e reciclagem

“Essa é mais uma iniciativa inovadora dentro da área de sustentabilidade que lançamos. A Prefeitura de Cuiabá sai mais uma vez na frente, tornando-se o primeiro órgão público de uma capital brasileira a implantar essa atividade. É uma ação que vem para consolidar a nossa gestão sustentável. Por isso, não vamos parar nessas oito máquinas. Até o fim de fevereiro vamos instalar mais sete e, ao fim de 2020, queremos chegar a 31”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro, durante o lançamento das máquinas nesta sexta.

Os participantes poderão depositar garrafas pet, latas de alumínio, embalagem tetra pak e copos descartáveis. Ao realizar o descarte em uma das máquinas, o participante irá acumular pontos que podem ser trocados por benefícios ou convertidos em doações para entidades filantrópicas.

A cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, aplicativo Retorna Machine, disponível para iOS e Android, e site, ainda em construção, o cidadão faz o seu cadastro. Dessa forma, todas as vezes em que uma embalagem for depositada no compartimento, os pontos serão direcionados para a conta ativada. A troca de pontos para o cartão de transporte ainda não está disponível no aplicativo, mas nas máquinas já é possível.

“O funcionamento é bem simples. Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. Então, cada vez que o cidadão fizer esse descarte, esses pontos vão direto para sua conta cadastrada. É importante reforçar que a máquina só aceita embalagem com código de barras”, explica o gestor de Sustentabilidade da Prefeitura de Cuiabá, Alex Vieira. 

Cada máquina tem capacidade para receber cerca de 1.200 embalagens. Somado a isso, todas elas são equipadas com um sensor que envia um alerta quando o acondicionamento atinge 80% da capacidade. A implantação dos equipamentos na Capital também reforça o compromisso do Município com a inclusão dos trabalhadores da reciclagem, já que todo material recolhido será destinado às cooperativas parceiras da Prefeitura.

Neste primeiro momento, as máquinas estão disponíveis para utilização nos seguintes locais: EMEB Ranulpho Paes de Barros; Shopping Popular; Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC); Parque das Águas; Parque Tia Nair; Parque da Família; Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto); Estação Alencastro.

Participaram do lançamento a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, e o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira. O presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão, e os vereadores Marcos Veloso, Toninho de Souza e Clebinho Borges também estiveram presentes.
Imprimir