Imprimir

Notícias / Brasil

Morre aos 83 anos o ator e diretor José Mojica Marins, o Zé do Caixão

Da Redação - Érika Oliveira

Morreu no final da tarde desta quarta-feira (19) o ator, diretor e roteirista José Mojica Marins, conhecido pelo personagem Zé do Caixão, aos 83 anos, vítima de uma broncopneumonia. O falecimento foi confirmado por sua filha, a também atriz Liz Marins. Ele estava internado no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, desde o dia 28 de janeiro.

Leia mais:
Emanuel reconhece declaração infeliz em acusação de "macumba" feita a vereador

Filho dos artistas circenses Antonio André e Carmen Marins, José Mojica Marins nasceu no dia 13 de março de 1936, em São Paulo. O cineasta dirigiu 40 produções e atuou em mais de 50 filmes. Seu interesse pelo cinema de terror escatológico começou nos anos 1950, mas foi em 1964, com o filme "À meia-noite levarei sua alma", que ganhou o apelido de Zé do Caixão.

Seu personagem mais famoso, o agente funerário sádico com roupas pretas, cartola, capa e unhas longas, ainda aparece em "Esta noite encarnarei no teu cadáver" (1967), "O estranho mundo de Zé do Caixão" (1968) e "Encarnação do demônio" (2008).

Mesmo conhecido como o mestre do terror no cinema brasileiro, Mojica também trabalhou com outros gêneros, como aventura, faroeste e pornochanchada. Ele também influenciou o movimento do cinema marginal nos anos 1960.

Em 2014, José Mojica sofreu um infarto e passou por uma angioplastia e colocou três stents (bubos de metal para melhorar o fluxo sanguíneo da artéria) no coração. Ele voltou a ser internado no mesmo ano em razão de uma piora nas funções renais. Desde então, ele se manteve mais afastado da mídia.

O velório deve acontecer no Museu da Imagem e do Som (MIS). Mojica deixa sete filhos.
Imprimir