Imprimir

Notícias / Cidades

Prefeitura se prepara para coronavírus e antigo PS será utilizado para isolar pacientes em Cuiabá

Da Redação - Wesley Santiago

Nenhum caso confirmado ou suspeito de coronavírus foi registrado em Cuiabá até esta sexta-feira (28), mas mesmo assim a prefeitura já adota uma série de medidas que visam a orientação sobre como evitar o contágio e atender de forma correta e humanizada casos suspeitos da doença. Pacientes serão encaminhados para isolamento no antigo pronto-socorro.

Leia mais:
Hospital de Cuiabá desmente boato de pacientes internados com suspeita de coronavírus 

Dentre as ações, estão capacitações para os servidores de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), das Policlínicas e unidades básicas de Saúde e ainda o alinhamento de fluxo de atenção a casos suspeitos. Com as ações, toda a rede SUS está apta a realizar os primeiros atendimentos.
 
Em caso de suspeita, o paciente será referenciado para o antigo Pronto-Socorro Municipal para exames e atendimento hospitalar/internação. “Sob determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama, Márcia Pinheiro, estamos constantemente nos reunindo com toda a equipe técnica da SMS para buscarmos meios de acolher, orientar e ofertarmos atenção máxima à população cuiabana que, assim como a do resto do mundo, está se vendo amedrontada diante do novo vírus”, frisou o secretário de Saúde Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.
 
Além do suporte médico, a Prefeitura está emitindo orientações por meio de salas de espera nas unidades de Saúde e redes sociais. Na próxima semana, a comunicação será intensificará pela Secretaria de Saúde que encaminhará folders, panfletos e cartazes para todas as unidades da Saúde, Educação e demais prédios públicos do Município com orientações sobre como agir frente à ameaça epidêmica.  
 
Outra medida da SMS são informativos  técnicos  emitidos  por meio da Vigilância em Saúde para sanar dúvidas sobre o vírus frente as atualizações sobre o tema.
 
MONITORAMENTO:
 
Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.
 
O VÍRUS:
 
Pertencentes a uma grande família viral, o coronavírus que é conhecido desde meados de 1960 reapareceu na China neste ano. Embora na maioria dos casos as complicações sejam consideradas leves e moderadas pela semelhança com resfriado, alguns podem causar doenças graves com impacto importante na saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
 
As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação entre pessoas (contaminação por contato) está ocorrendo podendo ser pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
 
· Gotículas de saliva;
 
· Espirro;
 
· Tosse;
 
· Catarro;
 
· Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
 
· Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
 
Os quadros respiratórios como resfriados, gripes e pneumonias são causados por diversos microorganismos. Assim que os primeiros sintomas respiratórios surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. São eles:
 
 · Febre.
 
 · Tosse.
 
· Dificuldade para respirar.
 
CUIDADOS:
 
 O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
 
· Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
 
 · Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
 
· Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
 
· Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e higienizar as mãos após;
 
· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
 
· Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
 
· Manter os ambientes bem ventilados;
 
· Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
 
· Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
 
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). Diante dessa preocupante situação, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem adotado as seguintes condutas técnicas:
 
· Participação em web e vídeo conferências promovidas pelo Ministério da Saúde;
 
· Acompanhamento da situação por meio dos boletins epidemiológicos emitidos pelo Ministério da Saúde (MS)/Organização Mundial da Saúde(OMS)
 
· Participação em encontros técnicos multissetoriais para definir ações e estratégias de ação em consonância com as instruções do Ministério da Saúde/OMS;
 
· Organização da rede de assistência e acompanhamento do paciente;
 
· Estabelecimento de Hospital-Referência para suporte inicial;
 
· Elaboração e divulgação de material informativo para a população e profissionais de saúde;
 
· Elaboração e divulgação de material técnico para profissionais de saúde;
 
· Levantamento de necessidades emergenciais para atendimento de qualidade em caso de suspeitos em nosso município;
Imprimir