Imprimir

Notícias / Cidades

Ruas vazias e população de máscaras: veja imagens de Cuiabá no primeiro dia do decreto de quarentena

Da Redação - Érika Oliveira

A maioria das medidas que vêm sendo anunciadas para enfrentar a Covid-19 em Cuaibá, por meio de decretos editados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura da Capital, passaram a valer nesta segunda-feira (23), como a suspensão de aulas, o fechamento de estabelecimentos comerciais e a suspensão de parte da frota do transporte coletivo. No primeiro dia de maior rigor da quarentena imposta à população, as ruas da maior cidade de Mato Grosso estavam vazias e as poucas pessoas que circulavam se protegiam como podiam do coronavírus. 



Leia mais: 
Secretário afirma que mato-grossenses que não seguirem decretos poderão ser presos 

Conforme definido pelo Gabinete de Situação, criado para estabelecer estratégias contra o avanço da Covid-19 em Mato Grosso, todas as segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras o Estado atualizará as ações que serão adotadas. Hoje, novas medidas foram anunciadas como a proibição do funcionamento de bares e lojas de conveniências e a restrição a restaurantes e padarias, que só poderão operar na opção de entrega ou retirada no local. 



O novo decreto do Estado também trouxe mudanças em relação ao serviço público. Agora, cabe à autoridade máxima de cada órgão estadual (secretário, chefe, diretor de autarquia) decidir se há ou não necessidade da presença física dos servidores nas unidades administrativas. 



Um decreto da Prefeitura de Cuiabá também impôs o fechamento de todo o comércio da Capital até pelo menos o próximo dia 5 de abril. Porém, estabelecimentos considerados essenciais poderão ficar abertos durante o período de quarentena imposto pelo município. 



Entre os estabelecimentos que poderão ficar abertos estão: clinicas médicas e estabelecimento hospitalares, clinicas veterinárias em regime de emergência, supermercados e similares, tais como padarias e açougues, farmácias, funerárias, agências bancárias, distribuidores de água e gás, serviço de segurança privada, serviço de táxi e aplicativos transporte individual de passageiros, lavanderias e serviços de higienização, lojas de materiais de construção. 



Aos postos de combustíveis está estipulado o funcionamento de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, sendo vedada a abertura aos domingos e feriados. 


O decreto determina o fechamento de estabelecimentos como shopping centers, restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, templos, igrejas, academias, clubes e similares, bem como feiras livres e exposições. 



De acordo com os últimos números divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado,  Mato Grosso monitora seis casos confirmados e 210 suspeitos de coronavírus.  


Confira na galeria imagens registradas em Cuiabá, nesta segunda-feira, pelo repórter fotográfico do Olhar Direto:
Imprimir