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Clientes podem pedir prorrogação do pagamento de dívidas em bancos, diz Procon

Da Redação - Bruna Bom

Aqueles que possuem dívidas com bancos podem prorrogar por 60 dias o vencimento dos contratos que estejam vigentes e em dia. Dessa forma, a Secretaria Adjunta de Direito e Defesa do Consumidor (Procon) orienta os consumidores interessados a procurarem os canais de atendimento dos respectivos bancos para solicitar a prorrogação da dívida. A medida não inclui boletos de consumo geral como água, luz, telefone e tributos.

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A medida, que atinge os cinco maiores bancos que atuam no País - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander - foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e beneficiará clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

O objetivo, segundo a Federação, é amenizar os efeitos negativos do coronavírus no emprego e na renda. Para prorrogar a dívida, o cliente - pessoa física e micro e pequenas empresas - deve entrar em contato com seu banco e expor seu caso para saber das condições disponíveis. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos. A prorrogação não é automática, depende da solicitação do cliente junto ao banco. 

Segundo a Febraban, não é necessário ir presencialmente à agência bancária. O cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco.
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