Imprimir

Notícias / Política MT

Governo anuncia parceria com o Senai para que alunos e funcionários consertem respiradores quebrados

Da Redação - Max Aguiar

Em parceria com o Serviço Nacional da Industria (Senai), o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou na tarde desta terça-feira (7) que a mão de obra dos alunos e funcionários serão utilizados para arrumar ventiladores e respiradores que estão com defeito e não estavam sendo utilizados por hospitais de Mato Grosso. 

Leia mais:
Governo antecipa salário dos servidores e pagamento estará na conta nesta quarta-feira

A maioria dos aparelhos é de hospitais do município de Cuiabá e outros de hospitais geridos pelo Estado. Porém, estavam inutilizados por apresentarem problemas. Devido a pandemia do novo coronavírus, a necessidade dos respiradores aumentou e para dar agilidade nos trabalhos, todos os equipamentos serão arrumados na sede do Senai em Várzea Grande e na Escola Industrial do Senai, no Distrito, em Cuiabá. 

Além disso, a parceria também envolve confecções de 1 milhão de máscaras e protetores faciais para funcionários da saúde do Estado por mês, durnate cinco meses (totalizando 5 milhões de máscaras). "A contribuição do Senai nesse momento de pandemia é muito boa. Arrumar aparelhos quebrados vai acelerar o esforço de todos nós que estamos fazendo para prestar serviço de saúde para os que por ventura vierem a precisar. No mundo todo todos estão atrás de respiradores. Como a demanda é gigante, nada melhor que arrumar os equipamentos que estão quebrados", disse o governador. 

Ao lado dele, o presidente da Federação da Industria de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, disse que o momento é de parceria. Por isso é necessário união com todos os poderes para que esse processo de ajuda ao sistema hospitalar seja rápido e eficiente. 

"Em nossa plataforma estamos ensinando a fazer máscaras. Aqui, estamos produzindo. A parceria é para acelerar a ajudar para quem precisa. Com certeza vamos contribuir para que o desafio seja cumprido. Temos mão de obra, então vamos produzir. Aceitamos o desafio foi aceito e vamos fazer toda produção. Conte conosco, governador", disse Oliveira. 

O espaço que está sendo usado para confeccionar as máscaras é na Fatec, do Porto. No espaço feito para eventos estão todas as máquinas de costura e a população que está trabalhando, com máscaras, luvas e protetores faciais. 

Vale lembrar que as máscaras e os respiradores serão distribuídos também para os municípios do interior do estado. Segundo o governador, a parceria será maior pois a produção de álcool 70 também deve continuar. "Isso não para por aqui. Agradeço aos envolvidos e assim que a necessidade do estado for sendo maior, maior será o trabalho para a população", concluiu. 

*Atualizada dia 8/4/2020 às 11h31.
Imprimir