Imprimir

Notícias / Política MT

Lúdio cita “subordinação” a Mendes e promete atuar pela troca no comando da Assembleia

Da Redação - Érika Oliveira

A unicidade observada na formação da última Mesa Diretora eleita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso pode estar com os dias contados. Principal voz da oposição dentro do Legislativo, o deputado Lúdio Cabral (PT) prometeu atuar de maneira mais intensa neste pleito, marcado para ocorrer no dia 10 de junho, com o objetivo de garantir a mudança no comando da Casa. O atual presidente, deputado Eduardo Botelho (DEM), ainda é um dos principais cotados para seguir na cadeira.
 
Leia mais:
A um mês de eleição, Botelho, Russi e Riva iniciam articulações pela presidência da Assembleia de MT
 
“Eu não tenho elementos para fazer uma análise administrativa, mas do ponto de vista político eu faço oposição ao Governo e o Botelho é um deputado da base. E embora em algumas ocasiões ele consiga estabelecer freios na ação do Governo, na maioria das situações a Assembleia é muito subordinada politicamente às vontades do governador. Nas últimas semanas essa subordinação tem sido maior do que costuma ser. Eu tenho uma relação boa com o Botelho, mas eu sinceramente defendo que haja alternância no comando da Assembleia”, observou o deputado.
 
Conforme resolução administrativa, a eleição da Mesa Diretora ficou marcada para o dia 10 de junho. O pleito, no entanto, poderá sofrer alterações “em caso de ocorrência de situações emergenciais de saúde relacionada ao Covid-19”.
 
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa eleita no início da Legislatura corrente é composta por Botelho na presidência, Max Russi (PSB) na primeira-secretaria, Janaína Riva (MDB) na vice-presidência, João Batista (Pros) na segunda vice-presidência e Valdir Barranco (PT) na segunda-secretaria. Valmir Moretto (PRB) é o terceiro-secretário e Paulo Araújo (PP) o quarto.
 
Em declarações anteriores, Botelho já admitiu que pretende disputar novamente a presidência, mas ponderou que só irá se colocar à disposição se houver consenso em torno de seu nome. A primeira-secretaria da Casa é o que tem dado o que falar. Isto porque o cargo já vinha sendo arduamente disputado por Janaina e Max Russi e, agora, os deputados Paulo Araújo e João Batista surgiram como novas fiiguras de olho no ordenamento de despesas da Casa.
 
“Eu não sei das articulações que vinham acontecedo, porque estive muito concentrado nas ações de enfrentamento a pandemia. Mas essa semana quero começar a conversar com os colegas mais próximos para fazer uma avaliação do cenário. Eu nunca tive pretensão de ocupar cargo em Mesa Diretora. Na última eleição eu votei a partir do diálogo com o Barranco, que é meu colega de bancada. Nessa eleição eu pretendo ter uma atuação mais ativa no debate, mas sem qualquer pretensão de ocupar cargo em Mesa”, ponderou Lúdio.
 
Imprimir