Imprimir

Notícias / Cidades

Diminuição de denúncias de violência contra crianças preocupa instituições

Da Redação - Isabela Mercuri

A diminuição das denúncias de violência e abuso sexual a crianças durante a pandemia preocupa as instituições que integram a ‘Rede Protege’, em Cuiabá e, por este motivo, elas decidiram iniciar uma campanha para ampliar a divulgação dos canais de atendimento às vítimas.

Leia também:
Secretaria da Mulher estuda fornecer cursos online através do Qualifica Cuiabá 300 anos

"Não sabemos se realmente está tendo esta redução porque a mãe está em casa cuidando dos filhos ou se é porque os fatos não estão chegando ao nosso conhecimento. Daí a importância da massificação da divulgação dos canais de atendimento para que toda a sociedade e a própria vítima tenha condições de denunciar", destacou a promotora de Justiça Valnice Silva dos Santos.

Segundo Valnice, a suspensão do funcionamento de escolas e creches pode ter relação direta com a diminuição do número de registros, já que grande parte das denúncias é feita por profissionais dessas unidades, que convivem diariamente com as crianças vítimas de violência.

A promotora também afirma que, diante do estresse provocado pela pandemia e a crise econômica, o número de crianças violentadas pode aumentar, por isso a preocupação da Rede.

A decisão de realizar a campanha foi tomada na sexta-feira (22) durante reunião, por videoconferência, dos integrantes da Rede Protege. Participaram da discussão representantes do Ministério Público Estadual, Conselho Tutelar, Delegacia Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Defensoria Pública e Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Canais de atendimento: 

Disque 100

Disque 190 (Polícia Militar)

Conselho Tutelar: 3617-1405 / 99206-6741 (Whats App)

Ouvidoria do MPMT – WhatsApp: 99259-0913 / 99269-8113 / 99271-0792 / 99255-4681
Imprimir