Imprimir

Notícias / Cidades

Cachorros encontrados em mata não apresentavam sinais de maus-tratos, aponta laudo

Da Redação - Fabiana Mendes

Laudo pericial da Diretoria Metropolitana de Criminalística constatou que os 18 animais encontrados em uma área de mata no bairro Jardim Imperial, em Cuiabá, não sofreram maus-tratos. De acordo com o documento solicitado pela Delegacia de Meio Ambiente (Dema), os animais apresentavam características de proveniência de clínica veterinária e alguns estavam parcialmente congelados.

Leia mais:
Clínica do Povo culpa terceirizada por descarte irregular de 18 cães a céu aberto; vídeos

O laudo foi requerido pela Dema no intuito de constatar possível ocorrência de crime contra a animais domésticos e poluição ambiental em decorrência do descarte. De acordo com o documento, não houve constatação de maus-tratos e nem crime ambiental no local onde os animais foram encontrados.
 
Um dos animais estavam com uma coleira da Clínica Veterinária do Povo, que assim que tomou conhecimento do descarte dos animais provenientes de suas unidades se colocou à disposição das autoridades. De acordo com os advogados da Clínica, os animais foram coletados por uma empresa terceirizada de coleta de resíduos para que a mesma fizesse o devido descarte, conforme contrato entre as partes.
 
A Clínica Veterinária do Povo disponibilizou para a Dema documentos e mensagens que comprovam a retirada dos animais pela empresa de coleta de resíduos e imagens que mostram o caminhão da empresa circulando nas proximidades de onde os animais foram encontrados.
 
Para auxiliar na apuração dos fatos, a Clínica Veterinária do Povo solicitou à Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT) que acompanhe, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, o Inquérito 065/2020 da Delegacia de Meio Ambiente sobre o descarte irregular de resíduos sólidos.

O caso 

Os cachorros foram encontrados na quinta-feira (14). No sábado (16), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão deferidos pela Vara Especializada do Meio Ambiente.

Em publicação no Facebook, a Clínica Veterinária do Povo disse que está colaborando com o inquérito policial e que uma empresa terceirizada faz o serviço há muito tempo.
Imprimir