Imprimir

Notícias / Cidades

PF cumpre seis mandados de prisão por desmatamento e garimpo ilegal em MT

Da Redação - Wesley Santiago

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28), em Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá), a ‘Operação Alfeu’, em cumprimento à decisão judicial da 2ª Vara da Justiça Federal de Cáceres/MT. Ao todo, são cumpridos seis mandados de prisão contra acusados de desmatamento e garimpo ilegal no Estado.

Leia mais:
PF cumpre mandados em MT e outros Estados contra fake news e ameaças ao STF; deputado e empresário alvos
 
A operação tem o objetivo de apurar associação criminosa voltada ao desmatamento e garimpo ilegal no Rio Sararé. A área está localizada em uma terra indígena, onde as investigações apontam a ocorrência de graves danos ambientais ao rio e à vegetação ciliar.
 
Os levantamentos indicam que as degradações aumentaram intensamente durante a pandemia COVID-19, com a crença dos criminosos de que os agentes públicos não atuariam para combater o crime na região.
 
Na ação de hoje, os policiais cumprem seis mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. 
 
A Operação Alfeu faz parte da ação nacional Verde Brasil 2 e conta com a participação de 200 agentes públicos federais, entre eles, policiais federais, militares, agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
 
O nome da operação é uma referência ao deus do rio na mitologia grega.

Corrigida às 08h03
Imprimir