Imprimir

Notícias / Cidades

Estudantes da UFMT pedem socorro financeiro à AL para retornarem a Mato Grosso

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Um grupo de oito estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que está realizando um intercâmbio na Colombia, encaminhou uma carta ao presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM) solicitando ajuda financeira para o custeio das passagens, orçada em R$ 2,5 mil, cada.

Leia também
Com caso confirmado, cidade de Mato Grosso fecha entrada para não residentes


No documento, os estudantes relatam o drama que estão vivendo com a pandemia do coronavírus em outro país e explicam que surgiu um voo humanitário organizado entre o governo colombiano, em parceria com a companhia aérea Avianca, com o custo de 468 dólares.

Os universitários também dizem que o voo está marcado para o dia 4 de junho e que eles não têm condições financeiras de arcarem com os custos totais das passagens. “É uma quantia muito alta que nós estudantes, que dependemos de bolsas, não temos condições econômicas de arcar”, diz trecho da carta.

No total, oito universitários aguardam o voo de retorno, mas dois destes alunos têm garantidas as passagens de volta pela Avianca. Desta forma, as seis passagens teriam o custo de aproximadamente R$ 15 mil.

Os estudantes foram para a Colômbia no começo do ano e inicialmente, o retorno estava previsto para a primeira quinzena de junho, quando o semestre acaba, mas as fronteiras foram fechadas no dia 17 de março para evitar transmissão da Covid-19.

A presidência da Assembleia Legislativa afirmou que ainda não recebeu a carta e que deve se posicionar sobre o assunto na segunda-feira (1).
 
Imprimir