Imprimir

Notícias / Política MT

Com peso decisivo de delação, Janaina recua e Botelho fecha chapa para reeleição

Da Redação - Max Aguiar

Uma reunião realizada durante o almoço na casa do deputado Eduardo Botelho (DEM), em Cuiabá, definiu a chapa que irá disputar o comando da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A composição tem Eduardo Botelho presidente, Max Russi (PSB) primeiro-secretário e Janaina Riva (MDB) vice-presidente. Ao que tudo indica, não haverá concorrente.
Leia mais:
Emanuel estuda novo horário para salões e diz que academias não vão reabrir antes do dia 15

O martelo foi batido e dessa maneira será inscrita a chapa, que até ontem tinha a briga ferrenha entre Max e Janaina pelo cargo de ordenador de despesas da Casa de Leis. Porém, uma coisa acabou influenciando o recuo da deputada: a deleção de José Riva, que cita alguns deputados com mandato. 

Na lista com os nomes de deputados vazada antes de a delação ser homologada apareciam Nininho (PSD), Sebastião Rezende (PSC) e Carlos Avalone (PSDB) como citados, o que desagradou parlamentares. Wilson Santos (PSDB) não costa da lista, mas também declarou ser contra Janaina na secretaria porque seu parceiro de partido, Avalone, estava na relação supostamente entregue pelo ex-presidente Riva à Justiça. 

O deputado Romoaldo Júnior (MDB) também é um dos delatados, mas por ser suplente e amigo da família, não se colocou contra Janaina e se absteve diante da disputa pelo espaço na Mesa. 

A reportagem apurou que os parlamentares citados prefeririam Janaina sem poder de destinação orçamentária na Mesa, ou seja, apenas cuidando administrativamente da AL quando Botelho eventualmente vier a se afastar, assim como ocorreu em 2019. Na ocasião, Janaina assumiu o posto de presidente por alguns dias, sendo a primeira mulher da história do parlamento a ocupar a vaga.

"Por serem delatados por José Riva, ex-presidente da Casa e pai de Janaina, eles foram contra que ela cuidasse dos cofres da Casa de Lei", disse uma fonte de dentro da reunião.  

Os deputados Delegado Claudinei (PSL), Xuxu Dal Molin (PSC) e o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM), também seriam contra Janaina como secretária. A deputada já contava com o voto de confiança do trio, mas acabou acontecendo o contrário. 

Para não ficar fora da Mesa Diretora, Janaina aceitou recuar e permanecer como vice-presidente. Com isso, o embate entre os parlamentares por cargo no comando do Poder Legislativo já está encerrado. 

A chapa deve contar ainda com o deputado João Batista (Pros) como segundo vice-presidente e os outros nomes de secretários estão indefinidos. Valdir Barranco (PT) e Valmir Moretto (Republicanos) estão cogitados para completar a chapa. Mas, por enquanto, não está oficializado o convite. 
Imprimir