Imprimir

Notícias / Cidades

Secretário confirma colapso em hospitais, equipamentos, medicamentos e profissionais

Da Redação - Isabela Mercuri

O secretário de Estado de Saúde (SES) Gilberto Figueiredo afirmou que há quatro áreas colapsadas na saúde do Estado: instalações hospitalares, fornecimento de equipamentos, medicamentos e oferta de profissionais.

Leia também:
MT volta a registrar 29 mortes por Covid-19 em 24h e acumula 11.017 casos
 
“O que aconteceu no Brasil aconteceu no mundo, mas logicamente o Brasil é muito populoso e tinha deficiências brutais”, lamentou. “Nós somos dependentes da indústria farmacêutica da China e da Índia, e infelizmente não há no país provimento substancial de profissionais capazes de enfrentar uma pandemia dessa natureza”.
 
Gilberto alertou que muitos profissionais estão sendo infectados, enquanto outros deixaram as unidades por angústia, pavor e medo. “Nenhum desses acadêmicos aprendeu na academia a enfrentar algo desta gravidade, e não há substituição capaz de fazer o provimento com a velocidade que se precisa”.
 
A solução, segundo o secretário, está no isolamento social, para que o vírus deixe de circular e, ainda, o tratamento inicial, já nos primeiros sintomas, na atenção básica. Com este protocolo, segundo Gilberto, os pacientes não chegariam à ocupar os leitos de UTI.
Imprimir