Imprimir

Notícias / Cidades

No epicentro do coronavírus no Centro-Oeste, Cuiabá é destaque no Fantástico

Da Redação - Fabiana Mendes

O programa Fantástico da Rede Globo destacou mais uma vez a situação de Mato Grosso diante da pandemia do coronavírus. Reportagem sobre cidades de todo o Brasil que recuaram na reabertura, numa tentativa de conter a alta de casos que se seguiu à flexibilização do isolamento social, mostra Cuiabá como o epicentro da Covid-19 no Centro-Oeste.

Leia mais:
Veja relação das mortes por coronavírus reportadas no último boletim de Mato Grosso

A reportagem cita que o aumento no número casos já era previsto por especialistas, caso o isolamento social não fosse respeitado. Foi o que aconteceu. Com a reabertura do comércio, Mato Grosso enfrenta um colapso no sistema de saúde, sendo o estado com maior curva de crescimento da epidemia no Brasil. 

No dia 27 de abril, quando o Governo Municipal autorizou a retomada das atividades não essenciais, Cuiabá tinha 126 casos e uma morte por Covid-19. Em 25 de junho, a Capital conta com 3.132 casos e 136 óbitos.

Juiz que determinou o fechamento total na região metropolitana, Luiz Lindote relata que concedeu 14 liminares de pessoas solicitando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 24 horas. “Se tem demanda de liminar pedindo leito, é porque não tem mais disponível em Mato Grosso”, afirma.

A reportagem também ouviu o prefeito Emanuel Pinheiro, que recorreu da decisão judicial. “Não é justo penalizar Cuiabá, trancar a população cuiabana dentro de casa, sem nenhum critério sanitário, critério técnico, e deixar o estado inteiro aberto com a população migrando pra cá”, defende.

A reportagem completa pode ser acessada AQUI
Imprimir