Imprimir

Notícias / Política MT

Prefeitura de Cáceres prorroga lockdown até o próximo domingo; veja medidas

Da Redação - Wesley Santiago

A Prefeitura de Cáceres (220 km de Cuiabá) decidiu prorrogar, até o dia 05 de julho o lockdown na cidade. Com isto, fica permitido apenas o funcionamento de serviços públicos e atividades essenciais e proibida a circulação de qualquer pessoa no território do Município, com exceção apenas daqueles que precisam acessar ir às empresas autorizadas e para trabalhar.

Leia mais:
“O culpado é o povo que não se cuida”, afirma prefeito após decretar lockdown

Confira alguns pontos do decreto:

Fica permitida a manutenção apenas de serviços públicos e atividades essenciais, que constam em decreto presidencial, com a exceção de  academias e atividades religiosas de qualquer natureza.

Nos salões de beleza, barbearias e estéticas, fica autorizado o atendimento individual e exclusivamente com agendamento prévio, prevendo intervalo suficiente entre as marcações para higienização completa das estações de trabalho.

As lojas de materiais de construção poderão comercializar seus produtos exclusivamente por meio eletrônico ou telefônico, realizando a entrega através de sistema de delivery.

O funcionamento das atividades de restaurante, lanchonetes, sorveterias e bares ficam autorizados apenas em regime de entrega em domicilio (delivery), devidamente identificados, até ás 23h, ou retira em balcão (take away), ficando vedado o consumo no local.

Os correios devem funcionar durante o horário comercial, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde.

As lojas de insumos agrícolas, produtos de alimentação de animais de pecuária, de ração, alimentação de rebanho bovino, criatórios de peixes, aviários, pocilgas, animais domésticos, poderão funcionar durante o horário comercial, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde.

Fica permitida a prestação de serviços de cuidado e atenção à idosos, pessoas com deficiências e/ou dificuldades de locomoção, realizados em domicílio ou em instituições destinadas a esse fim, bem como profissionais o trabalho doméstico, faxineiras, cozinheiras e babás, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde.

Fica permitido a todos os estabelecimentos comerciais, o funcionamento interno, com número reduzido de funcionários, para comercialização de produtos através de e-commerce, telefônico ou qualquer outro meio digital, com entrega exclusivamente através do sistema de delivery, devendo o estabelecimento manter-se fechado, sem permitir a entrada de clientes.

Os estabelecimentos excepcionados da quarentena obrigatória, funcionarão em horário diferenciado, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados e domingos, das 7h às 15h. A partir das 15h às 23h somente no sistema de entrega em domicilio (delivery).

Cáceres faz parte do grupo de cidades que estão em situação mais preocupante, conforme o sistema de classificação de risco do Governo do Estado. 

Recentemente, o prefeito de Cáceres , Francis Maris, explicou que o “povo” foi o culpado pelo decreto de lockdown (fechamento total) na cidade. “Criticar todo criticam. Dizem que vai quebrar os empresários, que todos morrerão de fome. Mas não tem outro meio. O culpado disto acontecer é o povo que não se cuida. Principalmente dentro dos bairros, onde temos a recorrente aglomeração de várias pessoas”, explicou ao Olhar Direto.

Até a última segunda-feira (29), foram 263 casos confirmados do novo coronavírus em Cáceres e nove óbitos e decorrência da doença.

Decisão

O juiz federal Rodrigo Bahia Accioly Lins acatou pedido liminar do Ministério Público e da Defensoria Pública da União para determinar que municípios que dependem da rede hospitalar de Cáceres (220 km de Cuiabá), região oeste de Mato Grosso, sigam decreto daquele município que estabeleceu quarentena obrigatória para prevenir a disseminação da Covid-19. Decisão é da segunda-feira (30).

Conforme a decisão da 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Cáceres, haverá imposição de multa diária no valor de R$ 100 mil em caso de descumprimento. A classificação de risco que fez Cáceres adotar a quarentena leva em conta o índice de crescimento da contaminação da doença e a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo o Estado.
 
Os municípios atingidos pela decisão são Araputanga, Comodoro, Conquista d'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Imprimir