Imprimir

Notícias / Política MT

Estado mantém 27 UTIs em Rondonópolis e vai custear mais 20 com Ministério da Saúde

Da Redação - Bruna Bom

O Governo do Estado investe na manutenção de 27 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de 72 leitos de enfermaria, somente em Rondonópolis (219 quilômetros de Cuiabá), para o tratamento dos pacientes da Covid-19. O Governo ainda vai custear, junto com o Ministério da Saúde, a abertura de mais 20 leitos de UTI pela prefeitura municipal.

Leia mais:
Com suspeita de Covid-19, mulher morre à espera de vaga em leito de UTI

Os leitos estão divididos entre o Hospital Regional e a Santa Casa de Rondonópolis, cujo convênio foi firmado para a ampliação da oferta de leitos e melhor atendimento à população.

Recentemente, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, afirmou que não havia credenciado as UTIs do município ao Estado e que a Prefeitura é quem estaria bancando os leitos, a fim de garantir que não faltassem vagas aos moradores da cidade. 

Em vídeo, Zé do Pátio apareceu bastante exaltado, dizendo que “não era prefeito de Mato Grosso, e sim prefeito de Rondonópolis” e pedindo que o governo do estado fosse cobrado e investisse mais na saúde do munícipio. 

Rondonópolis, entretanto, já contava com dois leitos no Hospital Regional e, com o incremento nos investimentos realizados pelo governo estadual, foi possível a ampliação em mais 10 UTIs na unidade estadual e de 15 UTIs na Santa Casa.

A gestão estadual cedeu à unidade filantrópica 10 ventiladores pulmonares, cinco ventiladores de transporte, cinco monitores multiparâmetros e 30 circuitos de ventilador mecânico.

O Governo ainda vai custear, junto com o Ministério da Saúde, a abertura de mais 20 leitos de UTI pela prefeitura municipal. Ou seja, o valor que será pago para manter em funcionamento as UTIs sairá do Governo Federal e do Governo Estadual. A parceria foi firmada na presença de representantes dos municípios da Região Sul.

"Quero agradecer ao governador e ao senador Wellington. Essa videoconferência foi muito produtiva e me senti contemplado enquanto representante do município", afirmou o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, em uma reunião virtual no último dia 16 de junho.

Mais investimentos

Além de auxiliar na ampliação de leitos em Rondonópolis, a gestão estadual mantém a regularidade dos recursos previstos para o município. Os repasses financeiros realizados até o mês de maio alcançam o montante aproximado de R$ 8,5 milhões e foram utilizados na atenção primária, na alta e média complexidades, cirurgias cardíacas, farmácia básica, Samu, para convênios e também são referentes ao Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF).

O Governo ainda trabalha na reforma e ampliação do Hospital Regional de Rondonópolis. A unidade é referência para 19 municípios da Região Sul, que concentra uma população de aproximadamente 523 mil habitantes.
 
Imprimir