Imprimir

Notícias / Política MT

Parlamentares reúnem autoridades e indígenas para tratar de hospital durante a pandemia

Da Redação - Max Aguiar

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas esteve reunida nessa quinta-feira (02) com os parlamentares de Mato Grosso, representantes de lideranças indígenas e de órgãos como o Ministério Público Federal e a Funai para solucionar a questão da pandemia em áreas indígenas.

Leia mais:
Mortes por Covid-19 dobraram em 9 dias em MT; estado está no topo do ‘ranking’


A grave crise na saúde, provocada pelos casos da Covid-19 nos povos de etnia Xavante, tem deixado as autoridades em alerta enquanto buscam por soluções. 

Em aproximadamente 4 horas de reunião, os participantes conduzidos pela presidente da Frente Parlamentar, Deputada Joênia Wapichana, tiveram a oportunidade de manifestar suas preocupações e realizar encaminhamentos propositivos a fim de solucionar o problema, tendo em vista a situação peculiar que acomete os povos tradicionais, necessitando inclusive de um Hospital de Campanha próprio, maiores orientações acerca do uso de EPI´s e importância do distanciamento social, além do aperfeiçoamento da logística para entrega de doações.

“Temos lutado diuturnamente pelas resoluções em prol dos nossos parentes indígenas. Recentemente, conseguimos a liberação do recurso de mais de R$60.000,00 milhões de reais de verba impositiva para auxiliar nessa demanda e, ontem mesmo, sem alarde, estivemos com o Governador Mauro Mendes em Brasília reunidos com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, relatando o problema enfrentado em Mato Grosso e, em especial, pelos povos indígenas, que estão em situação calamitosa devido à sua vulnerabilidade”, ressaltou o líder da bancada de Mato Grosso no Congresso Federal, deputado Neri Geller.

Já a deputada Rosa Neide, que vem coordenando a busca de soluções para o enfrentamento da pandemia pelos povos indígenas, frisou que o momento é de união entre os parlamentares, independentemente da bandeira partidária, “pois só assim será possível superar essa situação”, disse.
Imprimir