Imprimir

Notícias / Cidades

Câmara de Cuiabá já soma 14 pessoas infectadas pelo novo coronavírus

Da Redação - Wesley Santiago

A Comissão de Acompanhamento e Implementação de Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavirus, criada pela Câmara Municipal de Cuiabá, havia registrado até a última segunda-feira (06) a contaminação de 14 servidores ou vereadores pela Covid-19.

Leia mais:
Barreiras sanitárias serão instaladas em rodovias nas entradas de Cuiabá a partir de quarta-feira

Desde o dia 10 de junho, a Câmara Municipal vem realizando a testagem rápida de servidores que apresentam os sintomas da Covid-19, além de manter contato com pessoas infectadas pelo vírus.

Segundo a enfermeira Aline Fedatto, na medida em que houve um crescimento considerável no número de casos da doença no município, também houve um aumento nos resultados positivos registrados entre os servidores e vereadores.

Já soma 14 o número de casos, sendo que destes, nove já se recuperaram e tiveram alta. Atualmente, cinco se encontram em tratamento e recebendo o acompanhamento por parte dos técnicos de saúde da comissão.

“Não há um foco de Covid na Câmara Municipal, pois os servidores pertencem a setores distintos e não tiveram contato uns com os outros. Assim que detectamos um servidor que apresente os sintomas, nós o isolamos imediatamente por 14 dias, na intenção de coibir a cadeia de transmissão. Sendo que apenas na semana seguinte ele é testado, observando o ciclo da doença. Caso o resultado dê positivo, ele somente retorna depois de sua plena recuperação. Essa é a orientação do presidente da Câmara”, afirmou Aline.

De acordo com o presidente da comissão, Misael Galvão, todas as medidas adotadas pelo parlamento seguem as Notas Recomendatórias emitidas pelo Médico Dr. João Baçan (servidor efetivo da Casa de Leis), observando ainda as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais órgãos gestores da saúde pública do  Estado e do País.

Para Misael, mesmo o legislativo estando em regime de teletrabalho, cabe à Comissão de Acompanhamento e Enfrentamento ao COVID-19, oferecer todo apoio e orientação aos servidores, parlamentares e familiares. “Estamos passando por um momento muito difícil, precisamos nos unir e cuidar um do outro. Estamos distanciados socialmente, porém, unidos no combate a essa doença”, pontuou Galvão. 

A comissão é composta pelo vereador Misael Galvão (PTB), presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Saad (PSDB), Dr. João Leopoldo Baçan (Médico), Aline de Paula Moreira Fedatto (Enfermeira), Bárbara Helena de Noronha Pinheiro (Secretária de Gestão de Pessoal) e Paulo Sérgio do Nascimento (Secretário de Gestão Administrativa).
Imprimir