Imprimir

Notícias / Política MT

Fórum Sindical faz carreata contra reforma da previdência e acusa Gallo de ‘pisar no pescoço’ da população

Da Redação - Isabela Mercuri

Integrantes do Fórum Sindical dos Servidores Públicos do Poder Executivo de Mato Grosso realizaram, na manhã desta terça-feira (14), uma carreata para se manifestar contra a reforma da previdência estadual. O protesto terminou em frente à Secretaria de Estado de Fazenda, e com gritos em direção ao secretário Rogério Gallo: “ Você veio do Paraná, Mato Grosso te acolheu, e agora você está pisando no pescoço da população mato-grossense”, declarou o presidente do Fórum, Edmundo Leite.

Leia também:
TJ atende pedido da Assof em recurso contra aumento de alíquota previdenciária de militares para 14%
 
Até o momento, já foi aprovada a primeira parte da Proposta de Emenda Constitucional (PEC-06), que trata da reforma da Previdência no âmbito estadual, que define o desconto de 14% do salário, inclusive do servidor aposentado, para que esse dinheiro seja colocado na previdência do estado.
 
A votação da segunda parte da reforma está para acontecer. O governo precisa dessa definição até o próximo dia 30. Pois dia 31 a reforma estadual precisará ser apresentada ao presidente Bolsonaro, em Brasília. 


A carreata e os discursos desta terça-feira (14) foram divulgados ao vivo pelas redes sociais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). A intenção é que a votação seja adiada, caso não haja negociação. Os carros saíram por volta das 8 horas, na região do Centro Político e Administrativo (CPA).
 
“Nós, servidores do estado de Mato Groisso, não acreditamos no que está acontecendo. Essa reforma eles querem fazer, e estão fazendo, num período delicado como esse, em que nós temos dificuldade de trazer os colegas servidores para uma carreata como essa. Estamos mostrando a indignação com tudo o que está acontecendo. Nós sabemos que a legislação federal está sendo muito dura, e aqui temos um governo ainda mais duro, que está fazendo essas mudanças neste tempo de pandemia”, afirmou Adolfo Grassi, coordenador do Fórum, em seu discurso.
 
“Infelizmente estamos aqui reunidos para lutar pela sobrevivência dos servidores públicos. O que seria da sociedade se não existisse setor publico? Será que teríamos essa organização social como é hoje?”, questionou o presidente do Sintep, Valdeir Pereira. “É humanamente impossível o ser humano ficar pensando que este é o melhor momento para se discutir uma reforma tão drástica, que vai repercutir tão gravemente na vida da população em geral”, completou. O Fórum organiza outra carreata para acontecer na próxima terça-feira, dia 21 de julho, com o mesmo propósito, também à partir das 8h da manhã.
Imprimir